BACK
Social & Lifestyle

MARQUESI ANTINORI

A família Antinori de Florença, um dos mais antigos e célebres produtores de vinho do mundo, vive na Toscana desde o século 14. Em Florença, a família Antinori liderou um “Renaissance” na produção de vinhos italianos, combinando largas tradições, um amor pela autenticidade e um espírito inovador dinâmico.

Quando se fala no nome Antinori, logo somos remetidos a mais de 600 anos de história. A famosa família toscana é considerada uma das mais tradicionais e mais importantes da viticultura italiana. Desde o século XII são mais de 26 gerações, que estão ligadas ao mundo do vinho, inspirando admiração e respeito em todos os países onde produzem vinhos.

Há 27 gerações, os Antinori aprenderam a valorizar uma das grandes virtudes da vida: o tempo. E com tempo, dedicação e profissionalismo reconheceram alguns dos melhores “terroirs” do mundo e fizeram grandes investimentos.

Click to continue reading

Produtor Santa Cristina: Em uma colina alta na Toscana fica a antiga cidade de Cortona. Esta é a vista da nova adega Santa Cristina, fundada em 2006, para confirmar e renovar a tradição do seu vinho homônimo, 60 anos após a primeira vindima em 1946. O cuidado e a atenção sempre dedicados ao acompanhamento das vinhas e ao trabalho na adega têm sido o estímulo para inovações contínuas e para lidar com castas autóctones e internacionais, dando vida a uma família de produtos diferentes, mas caracterizados pelo mesmo estilo, fruto de um elo entre a vinha, o terroir e o trabalho humano.

Pinot Grigio: Produzido na região do Vêneto, este branco apresenta uma cor amarela palha clara com reflexos verdes. No nariz é delicado, mas intenso com aromas de banana e frutas cítricas. Seu paladar é bem equilibrado, leve e macio. Harmoniza muito bem com peixes, frutos do mar, saladas e aves.

Rosso IGT: Produzido com Merlot, Syrah, Cabernet e Sangiovese, o Santa Cristina Rosso é da cor vermelha rubi com reflexos violáceos. No nariz oferece agradáveis e intensos aromas frutados de cerejas e notas florais de violetas, que se fundem com notas de baunilha e café. Na boca é encorpado, com taninos macios, equilibrado e com um final de boca frutado e aveludado. Acompanha muito bem cogumelos, massas com molhos vermelhos, carnes ensopadas e queijos meia cura.

Chianti Superiore: Produzido com 90% Sangioves e 10% Merlot, “Superiore” indica maior teor de açúcar nas uvas na época da colheita (portanto, o vinho é feito de frutas mais maduras e de melhor qualidade). Apresenta a cor vermelha rubi com reflexos violáceos. No nariz é complexo com notas frutadas de cerejas, ameixas secas e feno. Na boca é encorpado, com taninos aveludados, bom equilíbrio e possui um final longo e harmonioso. Combina muito bem com massas ao molho pomodoro, carnes vermelhas e queijos curados.

Fattoria le Maestrelle: Produzido com 60% Sangiovese, 20% Merlot e 20% Syrah, este vinho apresenta uma cor vermelha rubi com reflexos violáceos. No nariz é intenso e complexo, com notas de baunilha e café em perfeito equilíbrio com aromas de menta e cacau, típicos da Merlot e de frutas vermelhas características da Sangiovese e Syrah. Na boca é equilibrado, saboroso e macio, com um final complexo que reflete as notas aromáticas percebidas no nariz. Harmoniza muito bem com massas ao molho pomodoro, carnes vermelhas, pizzas e queijos meia cura.

Produtor Villa Antinori: A família Antinori se dedica à produção de vinho há mais de seiscentos anos: desde 1385, Giovanni di Piero Antinori se tornou parte da Arte Florentina dos Vinattieri. Ao longo da sua história, de 27 gerações, a família sempre geriu este negócio de forma direta com opções inovadoras e por vezes corajosas, mas sempre mantendo o respeito pelas tradições e pelo território.

Bianco: Produzido com Trebbiano, Malvasia, Pinot Bianco, Pinot Grigio e Riesling, o Villa Antinori Bianco apresenta uma cor amarela palha com reflexos esverdeados. O nariz frutado e floral oferece muita elegância com notas de banana, abacaxi, flores brancas e frutas cristalizadas. Na boca é equilibrado com boa persistência e notas minerais salgadas no retrogosto. Muito bom com aperitivos à base de frutos do mar, saladas e queijos de cabra fresco.

Rosso: Elaborado com Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, este vinho possui um rótulo histórico e quase inalterado desde o primeiro lançado, em 1928. O Villa Antinori Rosso apresenta uma cor vermelha rubi profunda. O nariz é intenso e complexo, caracterizado por notas de frutas vermelhas combinadas com notas de couro, especiarias e baunilha. Na boca é encorpado e redondo com taninos macios e aveludados com final de boca longo e muito harmonioso. Combina bem com carnes vermelhas, massa com molho vermelho, pizzas mais gordurosas e queijos curados.

Chianti Riserva: Produzido com 90% Sangiovese e 10% Cabernet Sauvignon, o Villa Antinori Chianti foi lançado pela primeira vez, em 1928. O Villa Antinori Chianti Classico Riserva é da cor vermelha rubi intensa. No nariz mostra notas intensamente frutadas de cerejas maduras, groselhas e frutos silvestres juntamente com notas bem integradas de carvalho torrado e tabaco, e um toque de sensações balsâmicas. Na boca é amplo, envolvente, saboroso, com taninos macios e textura aveludada, com final longo e harmonioso. Acompanha muito bem pratos à base de carnes cozidas ou assadas.

Produtor Tormaresca: Com o nome das antigas torres à beira-mar da região e com vista para o mar Adriático, o selo Tormaresca se instalou na região da Puglia, em 1998, nas áreas de Murgia e Alto Salento. Todos os vinhos Tormaresca são elaborados com frutas 100% cultivadas na propriedade.

Salento Chardonnay: Cor amarela palha com reflexos verdes. Possui tanto aromas de frutas cítricas quanto de frutas tropicais e um ligeiro toque floral. Na boca é fresco, de médio corpo e mineral. Acompanha muito bem mariscos, pratos vegetarianos, aperitivos e carpaccios.

Salento Primitivo: De cor vermelha rubi. Aroma de cerejas em compota com ligeiras notas de violetas e anis. Na boca é frutado, com taninos macios, fresco e elegante. Harmoniza bem com massas, aves, carnes vermelhas e cordeiro.

Boa degustação !

@dionisiochavess