Social & Lifestyle
REGIÃO DO VINHO VERDE
A Região demarcada do Vinho Verde está localizada entre os rios Douro e Minho a noroeste de Portugal . São nove sub regiões divididos em 48 concelhos ( cidades ). A região foi demarcada em 1908 e é a maior região demarcada de Portugal. Possui 22 mil produtores e com aproximadamente 18 mil hectares plantados com vinha, ou seja, menos de um hectare por produtor.
A grande vocação da região é a produção de vinhos brancos leves, frescos e às vezes com ligeiro gás carbônico. Em geral vinho para serem consumidos jovens. Mas a 20 anos surgiu uma nova geração de enólogos que vem mudando esse conceito com novas técnicas de plantio, vinificação e alguns até com amadurecimento em carvalho. O precursor e grande papa dessa nova geração de enólogos é nada menos do que o mestre Anselmo Mendes. Com este seleto grupo alguns vinhos verdes ganharam estrutura, complexidade e grande potencial de guarda.
Na região se produz espumantes, vinhos brancos ( 85% da produção ), roses e tintos.
Para os vinhos brancos a principal variedade em qualidade é a Alvarinho, principalmente na sub-regiões de Monção e Melgaço.
Mas não podemos desprezar outras variedades brancas tipo a Loureiro (Mais plantado da região ), Avesso, Azal e Arinto, que proporcionam vinhos brancos leves, frutado, floral e mineral.
Para os roses a variedade principal é a Espadeiro e para os tintos a casta Vinhão é o grande destaque.
Com a chegada da primavera e do calor nada melhor do que começar a degustar os vinhos brancos mais leves, frescos e fáceis de beber. Por isso, o vinho verde é sem dúvidas uma das melhores opções que temos no mercado. São ideais para beber na beira da piscina, na praia, acompanhando canapés, carpaccios, saladas, peixes e frutos do mar.
Alguns produtores em destaque são: Anselmo Mendes, Soalheiro, Quinta de Azevedo, João de Souza, Cooperativa de Monção, Quinta de Gomariz e Quinta do Ameal