BACK
Barriga de estresse? 4 dicas para se livrar | Metrópoles
www.metropoles.com

Barriga de estresse? 4 dicas para se livrar | Metrópoles

A endocrinologista Mariana Arraes explica o termo "barriga de estresse" e dá dicas para contornar o problema

Moda & Beleza

Se sentir estressado nunca é bom. O estresse pode causar diversos efeitos negativos no corpo, inclusive o inchaço abdominal, conhecido como “barriga de estresse”.

A médica especialista em emagrecimento Mariana Arraes explica que o estresse é inflamatório e, quando o nível é elevado e recorrente, as glândulas supra-renais liberam cortisol no organismo.

“A função do cortisol é armazenar gordura e abrir o apetite. Portanto, ficar estressado ocasiona um armazenamento de gordura indesejada, principalmente na barriga”, afirma Mariana.

Click to continue reading

Como evitar?

Um fator importante e óbvio é tentar gerenciar o estresse. Mas isso não quer dizer que as escolhas alimentares e o corte de calorias devam ser deixados de lado.

Mariana ressalta também que, para evitar a barriga de estresse, é preciso entender que a comida é fonte de energia e não de prazer. “O alimento não pode ser um evento compensatório de emoções”, acrescenta.

Mas existem alguns fatores que contribuem para eliminar a barriga indesejada. Confira:

Reduza o consumo de álcool

O álcool resulta em uma grande adição de calorias na dieta. Bebidas alcoólicas também contribuem para o acúmulo de gordura visceral.

Além de ser intoxicante, as bebidas alcóolicas podem desequilibrar os hormônios e o nível de açúcar no sangue. “O álcool é catabólico. Significa que contribui para a perda de massa muscular e acúmulo de gordura, além de retardar o metabolismo”, explica a endocrinologista.

Evite consumir ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas, refrigerantes, sucos de caixinha e salgadinhos, são grandes vilões. Alimentos desse tipo estão relacionados ao desenvolvimento da obesidade, síndrome metabólica aumento da circunferência da cintura.

Coma mais proteínas e vegetais

A ingestão de proteínas, especialmente carnes magras, contribui para o aumento de massa muscular. Já os vegetais são ricos em nutrientes, menos calóricos e contém fibras. “As fibras ajudam na saciedade e na regulação do intestino”, pontua a médica.

Aumente a ingestão de ácidos graxos e magnésio

Alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3, como azeite, abacate e peixes, possuem efeitos anti-inflamatórios. Já os alimentos com alto teor de magnésio, como chocolates amargos e banana, também podem ser úteis para reduzir os níveis de estresse.