BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Negócios

Vendas de carros novos caem 8,6% e têm pior maio desde a pandemia

As vendas de veículos novos, incluindo carros, veículos comerciais leves e caminhões, caíram 5,6% em maio frente ao mesmo período do ano passado. Os dados do mês foram divulgados nesta sexta-feira (2/6) pela Fenabrave, asssociação que reúne as concessionárias.

Ao todo, foram 176,5 mil emplacamentos no período.

Em veículos leves, a queda foi maior, de 8,6% em relação a maio de 2022. Foram emplacados 166,4 mil veículos do tipo em maio, configurando o pior desempenho desde 2020, no início da pandemia da Covid-19.

Click to continue reading

A queda no mês já havia sido antecipada pela observação de outros dados, como mostrou o Metrópoles. Além das dificuldades gerais do mercado, com juros mais altos para financiamento, a avaliação do setor é que os consumidores que já pensavam em comprar um automóvel estão adiando a aquisição no aguardo dos cortes de impostos prometidos pelo governo.

O governo ainda não fez o anúncio dos detalhes e data de início do plano, o que deve ocorrer na próxima semana.

Na comparação com o mês anterior, as vendas de veículos novos subiram 9,8%, mas a Fenabrave informou que maio teve quatro dias úteis a mais. Assim, a média diária representou uma queda de 10,1% em relação ao mês anterior.

A alta nas vendas desde o início do ano é de 9,3%, com 808,8 mil veículos licenciados entre janeiro e maio. Com a desaceleração nas vendas em maio, o aumento também ficou abaixo do acumulado até abril (14,4%).

Veja aqui:

https://www.metropoles.com/negocios/vendas-de-carros-novos-caem-86-e-tem-pior-maio-desde-a-pandemia