BACK
Ciência & Tecnologia

Dê um "like" apenas se gostar!

A experiência de ocultar os “likes” realizada pelo Instagram em alguns países como Brasil e Canadá deverá ser replicada por todos os cantos do mundo. O intuito da mudança, de acordo com a empresa, se deve a uma preocupação crescente com à saúde mental daqueles usuários que não possuem muitos likes em suas postagens, além ser uma iniciativa para resgatar o foco no conteúdo compartilhado e desestimular a mera competição por curtidas.

Essa é uma mudança importante na plataforma e certamente algumas pessoas irão gostar da alteração enquanto que outras não.

Só por esse fato, já podemos perceber que frustrações fazem parte da nossa vida, em todos os setores. Como também é parte da vida aprender e evoluir através delas. Pessoas que não recebem muitos likes, se, de verdade, se preocuparem com isso, deveriam procurar maneiras de ganharem mais likes. De evoluirem na sua presença no APP. Isso geraria mais engajamento e um entendimento maior dos desafios a serem vencidos para chegar nesse objetivo.

Click to continue reading

Desde que existem seres habitando esse planeta, existe uma lógica evolutiva que fez com que nós, seres humanos, pudéssemos sair da descoberta do fogo para a descoberta do átomo. Essa lógica passou por encontrarmos maneiras mais eficientes para sobreviver em um ambiente hostil, até chegarmos em maneiras de termos mais conforto, de se locomover mais rápido, etc.

Todo esse processo evolutivo se deve ao acúmulo de diversas frustrações ao longo dos tempos. A frustração de ver a comida estragando em um breve período após a colheita ou a caça nos fez inventar a geladeira, por exemplo.

Daí, podemos ver que frustração é um ótimo e muito eficiente mecanismo de aperfeiçoamento, de evolução, de crescimento. 

Existe hoje um movimento grande por uma parte da sociedade que tende a tratar as pessoas como se elas dependessem apenas de compaixão, assistencialismo e de alguém as guiando por todos os caminhos da vida. Sempre que tenho contato com algo nesse sentido me recordo do Stephen Hawking e de tantos outros exemplos de superação. Afinal, tem frustração maior do que não poder mover 90% do corpo?

Portanto, mais do que tentar evitar frustrações, penso que deveríamos promover a capacidade que o ser humano tem de superar seus limites. De seguir adiante diante das adversidades. Tirar a frustração é algo utópico e, mesmo que fosse possível, junto estaríamos tirando o prazer que só aquela conquista que veio através do esforço e da superação pode proporcionar.

Tags: Instagram, Like, Sociedade, Curtidas, Tecnologia, Redes Sociais