BACK
Esportes

Após sucesso no futebol chinês, Erikys avalia primeiros meses na Coréia do Sul e enaltece importância dos brasileiros em sua adaptação

A temporada do atacante Erikys em 2023 foi espetacular. Vestindo a camisa do Heilongjiang Ice City, da China, ele entrou em campo em 28 jogos marcando 14 gols e dando seis assistências. Em virtude das ótimas atuações no futebol chinês, o jogador brasileiro recebeu uma proposta de outro país asiático e nos primeiros meses deste ano foi anunciado como reforço do Cheonan City, da Coréia do Sul.

Vale destacar que Erikys não é o único brasileiro no elenco do Cheonan City. O clube que está na K-League 2 (divisão de acesso para elite do futebol sul-coreano) conta ainda com mais dois atletas nascidos no Brasil. São eles: Bruno Mota e Paulo Henrique. Ambos já estavam na Coréia do Sul, o que de acordo com Erikys tem facilitado em sua adaptação. “Os dois brasileiros que atuam aqui têm me ajudado muito. Eles são remanescentes e tem me passado o estilo de jogo e da competição. Estou muito feliz na Coréia do Sul e espero ter tanto sucesso assim como tive na China”, declarou o atacante de 28 anos.

Além da Coréia do Sul e China, Erikys também já jogou no futebol de Malta. Por lá defendeu dois clubes: Pembroke Athleta e Naxxar Lions. No total foram 52 partidas em Malta com 28 gols marcados. Com ampla experiência internacional, o atacante destacou que o futebol sul-coreano é bem diferente de tudo que já presenciou. “Aqui o futebol é muito corrido, o jogo é pegado e ainda estou buscando minha melhor adaptação. Com muito trabalho tenho conquistado o meu espaço e participando das partidas. Na China era um jogo mais posicionado, sem tanta correria e encaixei com a maneira que o treinador me escalou. O importante é que tenho melhorado a cada partida e quero corresponder a expectativa aqui na Coréia do Sul”, ressaltou o jogador que no futebol brasileiro passou por: Porto-PE, Flamengo-PE, Ferroviário, Salgueiro, Retrô e Sampaio Corrêa.