BACK
Política

A TORTURA NA VENEZUELA

Terça Livre @tercalivre

Jun 9, 2023 at 9:52am

Ex-presos políticos de Maduro relataram suas experiências na Venezuela

Click to continue reading

Crimes contra a humanidade na Venezuela. Dois ex-prisioneiros políticos de Maduro compartilharam suas experiências no Helicoide: "As pessoas são eletrocutadas, afogadas, sufocadas e assassinadas"

Imagem: REUTERS/Gaby Oraa

Um venezuelano criou uma experiência de realidade virtual para que os usuários possam ter uma ideia de como é estar detido. Um americano dedica-se a aconselhar turistas de seu país para evitar que passem pelo mesmo.

Matthew Heath é um veterano da Marinha dos Estados Unidos que tinha a navegação como um hobby. "Eu adoro viajar para lugares um pouco fora do comum e 99% das vezes isso funciona muito bem, e às vezes não funciona tão bem", ele compartilhou em um evento em Washington. A vez em que não funcionou tão bem foi no meio de 2020, quando a ditadura venezuelana o capturou em uma vila de pescadores enquanto ele tentava cruzar para Aruba, onde alguns amigos o esperavam para explorar a possibilidade de um negócio de passeios turísticos no Mar do Caribe. Para ser liberado, dois anos depois, o governo de Joe Biden teve que aceitar uma troca de prisioneiros com o regime chavista, o que foi questionado internamente nos Estados Unidos como um incentivo para que a Venezuela continue detendo cidadãos norte-americanos sem fundamentos.

Víctor Navarro é formado em Comunicação e, em 24 de janeiro de 2018, em um dos momentos mais tensos na Venezuela, foi detido pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) devido ao seu ativismo social contra um governo que se tornava cada vez mais autoritário. Conectado de Buenos Aires no mesmo evento, organizado pelo Atlantic Council, ele também compartilhou seu testemunho sobre sua experiência como preso político sob a ditadura venezuelana.

Heath e Navarro vivenciaram de primeira mão, em momentos diferentes do regime de Nicolás Maduro, os efeitos da repressão e tortura. E ambos, por meio de suas experiências, reinventaram-se para alertar os outros sobre o que está acontecendo na Venezuela e, a partir de suas posições, ajudar a evitar a repetição desse sofrimento para outras pessoas.

Um tour de realidade virtual pelo El Helicoide

Navarro se exilou em Buenos Aires e dedicou-se ao jornalismo. Junto com outros colegas, ele criou uma ONG chamada Voces de la Memoria, que busca dar visibilidade ao que está acontecendo em seu país. Em poucos dias, Navarro e sua equipe apresentarão um projeto que permite aos usuários, por meio de dispositivos de realidade virtual, experimentar por alguns minutos como se fossem prisioneiros políticos do regime de Maduro em um edifício emblemático de Caracas: El Helicoide.

Trata-se de uma imponente estrutura em espiral que se destaca em Caracas e foi originalmente projetada para abrigar um centro comercial. Atualmente, o edifício abriga os escritórios do Sebin e funciona como uma prisão onde ocorrem torturas contra presos políticos.

Com base nos testemunhos de três homens e mulheres que estiveram detidos lá entre 2014 e os dias atuais, Navarro e sua equipe criaram uma experiência de realidade virtual para que, com um dispositivo Oculus, seja possível apreciar a assustadora prisão e os usuários possam ter uma pequena noção do que os presos políticos vivenciaram e sentiram.

"O Helicoide é um centro de tortura. Na Venezuela, existem centros ilegais de tortura. Eles não são prisões normais. Lá, respondem diretamente a Maduro e torturam civis e soldados. São coisas que continuam acontecendo. O Helicoide representa a pior face do chavismo e do madurismo", disse Navarro.

"As pessoas são eletrocutadas, afogadas, asfixiadas e assassinadas no Helicoide. Não têm permissão para ver o sol nem receber visitas de familiares. Nessa estrutura em espiral, o chavismo e o madurismo cometem as piores atrocidades."

Ajudando outros americanos

Heath foi libertado em 2022, tornando sua experiência muito mais recente. Seu caso alcançou o mais alto nível e precisou ser resolvido pelo presidente Biden, por meio de negociações do Departamento de Estado com a ditadura venezuelana.

No entanto, longe de se fechar em sua própria história, o ex-prisioneiro político de Maduro quer fazer algo com ela e viajou de sua casa no Tennessee para compartilhar sua história com congressistas em Washington, para que o que está acontecendo na Venezuela não fique oculto.

Além disso, como ele compartilhou no evento do Atlantic Council, ele está trabalhando para evitar que outros americanos sofram o mesmo que ele em qualquer lugar do mundo. "Estou no setor de segurança privada, ajudando os viajantes a prevenir esse tipo de situação", disse Heath.

"Precisamos resolver os casos pendentes, como o de Austin Tice, que está desaparecido na Síria há 10 anos. Ahmad Sharky é um dos detidos no Irã. Não apenas precisamos resolver esses casos, mas também prevenir que isso não aconteça com outros cidadãos", acrescentou.

Para conseguir que o governo de Biden entrasse em negociações com a Venezuela visando sua libertação, Heath teve que se mover muito enquanto estava na prisão. Ele conseguiu enviar cartas para sua família, algo que, segundo relatou, foi muito difícil. "Não posso entrar em detalhes sobre como consegui enviar as notas para fora da prisão, porque as pessoas que me ajudaram com as notas estão na Venezuela e se eu falasse sobre elas, seriam presas esta noite", disse.

Nos primeiros 10 meses, ele não teve nenhum tipo de comunicação. "Isso foi bastante difícil. Não sou advogado, mas certamente era uma violação dos direitos humanos e do tratamento dos prisioneiros. É injusto. E isso é comum na Venezuela", afirmou.

Após quase um ano sem comunicação, as autoridades da prisão mudaram e ele pôde começar a fazer chamadas telefônicas para sua família. No entanto, nada disso foi fácil, pois cada uma de suas comunicações era monitorada ou gravada pelo regime.

Heath tem um filho de 13 anos, mas, como ele relatou, embora seja a coisa mais importante em sua vida, ele relutava em ligar para ele da prisão devido ao medo de intimidação à sua família. "Era algo com o qual eu não queria envolver meu filho pequeno", disse ele.

Sair e encontrar outro mundo e outra vida

Os dois ex-prisioneiros do regime de Maduro relataram como o mundo que encontraram após serem libertados dessas prisões venezuelanas parece completamente diferente.

"Quando você sai da prisão, sente as estruturas de forma diferente. Tudo parecia menor lá dentro. E a chuva tem outra dimensão. Depois da prisão, sua vida muda completamente e sua responsabilidade com o país também muda", disse Navarro.

Heath nunca esquecerá o dia de sua libertação. Às 6 da manhã, o subdiretor da prisão deu o anúncio, mas ele não acreditou. "Eles são pessoas más. Praticam a mentira. Pensei que estavam me manipulando para um novo interrogatório. Depois, outros me convenceram. Foi um dia surpreendente", disse ele.

Navarro afirma que após sair da prisão, também muda sua visão sobre como enfrentar o madurismo. "O mais importante não é a protesto. É Justiça e dizer a verdade, tentar evitar a repetição é o mais importante. No Helicoide, eu entendi a dimensão do chavismo. Tenho a responsabilidade, com base nessa experiência, de dizer a verdade", disse o venezuelano radicado na Argentina.

"Essa experiência mudou minha vida. Mas meu papel é criar memória, justiça, lutar pela não repetição e dar visibilidade a outras vítimas que estão em silêncio", acrescentou Navarro.

Quantidade de presos

Desde 2014, momento em que a repressão começou a se intensificar na Venezuela, estima-se que ocorreram 50.000 detenções arbitrárias. Atualmente, embora não haja números precisos, estima-se que ainda haja 280 presos políticos nas prisões venezuelanas.

A nova presidente do Peter D. Bell Rule of Law Program do Diálogo Interamericano, Tamara Taraciuk Broner, afirmou no evento que nos centros de detenção na Venezuela ela testemunhou as coisas mais cruéis que documentou em sua carreira. "A tortura é usada para punir as pessoas e obter informações. A verdade é que, quando alguém é torturado, não se sabe com certeza a fonte da informação. Nem sempre é informação verdadeira."

Mas na Venezuela, o sistema de justiça não é independente. E essa informação é utilizada.

"A tortura é um sistema que funciona em países onde não há independência judicial e é usada como uma ferramenta contra oponentes", disse Taraciuk.

Jeff Ramsey, que pesquisa sobre assuntos relacionados à Venezuela para o Atlantic Council, ressaltou a urgência de continuar destacando o que está acontecendo no país. "É necessário reconhecer a realidade", pois as injustiças que ocorrem no país não são "conteúdos abstratos ou algum tipo de narrativa falsa".

Com informações de Infobae.