BACK
A origem de Wall Street - História do Mundo
www.historiadomundo.com.br

A origem de Wall Street - História do Mundo

Fique por dentro do surgimento de um dos centros de negócios e finanças mais famosos do mundo.

Curiosidades

A origem de Wall Street remonta à tentativa do processo de colonização dos EUA por holandeses e sua derrota contra os imperialistas britânicos.

Diariamente, os noticiários nos informam sobre as variações dos índices da economia oferecendo dados sobre as principais instituições financeiras globais. No entanto, nunca chegamos a nos questionar sobre a origem daqueles conglomerados tendo a impressão que todo o poder e os montantes de dinheiro que ali circulam sempre estivessem ali, ditando e estabelecendo as nem sempre tão compreensíveis tendências da economia mundial.

No caso dos Estados Unidos, essas grandes instituições estão concentradas em Wall Street, região de Manhattan que concentra os mais importantes bancos e bolsas de valores norte-americanos. No entanto, aquela rua que hoje é um dos centros nervosos da economia capitalista, nem sempre teve seu nome ligado a quantias vultuosas de dinheiro e a agitação das negociatas de agentes financeiros. Com isso fica a pergunta: que importância teve Wall Street antes da consolidação da economia capitalista?

Click to continue reading

Na verdade, a história da “Rua do Muro” esteve vinculada ao processo de colonização da América do Norte, especificamente no momento em que holandeses, populações indígenas e britânicos disputavam o domínio sob terras localizadas na Costa Leste. Os primeiros colonizadores a empreenderem a invasão daquele espaço foram os holandeses, que fundaram a vila de Nova Amsterdã, que chegou a contar em seus primeiros anos com uma população de aproximadamente 270 colonos.

Contudo, esse processo de ocupação não foi nada pacífico, pois a resistência dos nativos contra os europeus representava um entrave ao projeto colonial dos holandeses. Mediante essa ameaça, os holandeses de Nova Amsterdã resolveram construir, em 1640, uma barreira capaz de conter os ataques organizados pelas populações indígenas vizinhas. Apesar de toda a pertinência da ação preventiva, os holandeses não conseguiram fazer frente à ambição de outros inimigos que chegariam pelo mar.

No ano de 1664, os ingleses promoveram a invasão de Nova Amsterdã e depois de expulsarem os holandeses da região, fundaram a vila de Nova York. Com o passar do tempo, foi aberta uma via de trânsito que seguia o contorno da muralha, que acabou dando nome à famosa rua em questão. Com o passar do tempo, a expansão da colonização britânica e o controle aos ataques indígenas estabeleceram a derrubada do muro holandês e a permanência da rua britânica.

Continue lendo em: https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/a-origem-de-wall-street.htm

Tags: Wall Street, EUA