BACK
Cultura & Entretenimento

Desista! Você não conseguiria mesmo correr de um rio de lava

Estamos acostumados a ver vídeos que mostram as bordas de rios de lava endurecendo ou grandes colunas já resfriadas de lava se movimentando lentamente e temos a sensação de que uma erupção de um vulcão só mataria pessoas que estivessem dormindo.

Mas como explicar as mortes em Pompeia?

Bom, antes de mais nada, dá pra imaginar que ninguém estivesse dormindo, já que a erupção de um vulcão é precedida por explosões que são ouvidas a quilômetros de distância.

Click to continue reading

O que ocorre é que um rio de lava atinge velocidades muito próximas a 30 km/h, enquanto a velocidade máxima alcançada por um atleta correndo foi de 43,9 km/h.

Mas essas marcas foram alcançadas apenas por dois velocistas; Maurice Greene e Usain Bolt. Detalhe que Greene conseguiu manter essa velocidade apenas por 10 metros.

Dá pra imaginar que nós, seres humanos comuns, não conseguiríamos correr na metade da velocidade deles e menos ainda por tempo suficiente pra escapar sem virar pedra. Se acrescentarmos os vinhos e as massas a essa história, a velocidade e os velocistas devem cair ainda mais.

Acho que Pompeia está explicada né? Muito provavelmente, quando descobriram que estavam no caminho de um rio de lava, já era tarde demais.

Pra dar uma dimensão ainda maior da “fria” que eles nem imaginavam ter se metido ao construir uma cidade nos pés do monte Vesúvio, imagine que além de rápido, aquele rio de lava deveria ter temperaturas entre 600 e 1250 graus celsius.

Esta filmagem foi captada no dia 15/junho/2018 e mostra o rio de lava que nascia da chamada Fissura 8 na Big Island, o local mais afetado pelas erupções do vulcão Kilauea.

#Lava, #Pompeia, #Corre, #Bolt, #Vulcao, #Kilauea, #Vesuvio

Tags: Lava, Pompeia, Corre, Bolt, Vulcão, Kilauea, Vesuvio