BACK
Ciência & Tecnologia

“Eu vi homens andando em Marte”, revela suposta ex-funcionária da Nasa

Jackie disse que estava trabalhando como parte de uma equipe “lá embaixo”, baixando telemetria de uma Viking Lander, quando viu os humanos via feed ao vivo.

A mulher, chamada ‘Jackie’, ligou para a estação de rádio americana, Coast to Coast AM, com uma ‘confissão’ de que ela havia testemunhado homens de terno correndo no planeta vermelho em 1979. Jackie disse que estava trabalhando como parte de um ‘andar de baixo’ equipe baixando telemetria de um módulo de pouso Viking quando ela viu os humanos.

“Eu me pergunto se você poderia resolver um mistério de 27 anos para mim”, ela perguntou ao apresentador.

Click to continue reading

"Aquele velho veículo espacial Viking estava andando por aí".

“Então eu vi dois homens em trajes espaciais – não os trajes volumosos que normalmente usamos, mas eles pareciam protetores. Eles surgiram no horizonte caminhando até o Viking Explorer.“

A Nasa não corroborou a história, mas isso não impediu os teóricos da conspiração de reivindicá-la como evidência para um ‘programa espacial secreto’.

De acordo com Jackie, seis outros funcionários da Nasa viram os dois humanos caminhando na superfície do planeta vermelho.

“Corremos escada acima – mas eles trancaram a porta e colaram papel nela para que não pudéssemos ver”, disse ela.

"Minha pergunta é: eles eram nossos rapazes?".

A missão Viking Mars foi realizada por duas espaçonaves, Viking 1 e Viking 2, lançadas com um intervalo de duas semanas uma da outra na década de 1970.Cada espaçonave consistia em um orbitador e um módulo de pouso, que viajaram juntos por quase um ano para chegar à órbita de Marte. Os orbitadores então começaram a tirar fotos da superfície marciana, a partir da qual um local de pouso foi selecionado. Os módulos de pouso então se separaram dos orbitais e pousaram suavemente.

O fato é que muito dificilmente teremos qualquer confirmação fidedigna de algum acontecimento sequer próximo do que ela relatou. Mas, considerando, que nem hoje em dia, conseguimos ter um feed ao vivo direto de Marte, soa fantasioso a ideia dela ter visto o que ela alega há mais de 4 décadas. Isso, considerando que realmente sabemos tudo sobre a tecnologia embarcada no Perseverance que também pode estar sendo, intencionalmente, sub-noticiada para evitar gafes planetárias no caso de transmissões ao vivo. Mas tudo será pra sempre teoria da conspiração, se nada nunca for confirmado.

Tags: Marte, Nasa, MIB, Perseverance, Viking