BACK
Opinião

F-22 Raptor é detectado quase dentro do espaço aéreo venezuelano

Um caça furtivo de quinta geração da força aérea americana F-22 Raptor foi detectado por um radar JY-27, de fabricação chinesa, nas proximidades do espaço aéreo venezuelano nesta última terça-feira (12/05).

Tal incidente foi comunicado à Força Aérea dos EUA e um alerta enviado ao caça, indicando que a partir daquele momento a aeronave estaria sujeita a ser alvejada, sem qualquer aviso prévio, caso tentasse violar o espaço aéreo da Venezuela.

Um caça furtivo é extremamente difícil de ser detectado por radares e o fato deste incidente ter ocorrido poucos dias depois da suposta tentativa de invasão da Venezuela por um grupo que incluía dois americanos, levanta suspeitas quanto à veracidade do que foi relatado pelo governo daquele país e reproduzido no site Avia Pro.

Click to continue reading

É que, logo após a detenção de três americanos, ao invadirem a Venezuela com o objetivo de assassinar Nicolás Maduro, assistimos pelas redes o americano Jordan Goudreau, proprietário de uma empresa de segurança na Flórida, discorrer sobre um plano que beirava o amadorismo a ponto de parecer que se tratava de uma narrativa completamente forjada para tentar contextualizar as tais prisões.

O fato é que agora existem americanos presos na Venezuela.

E como consequência desse fato, o F-22 poderia estar realmente em atitude hostil, provocativa, mas SEM qualquer intenção “furtiva”. Apenas tentando provocar uma reação que ensejasse o envolvimento do governo americano para completar a missão dos mercenários que acabara de ser frustrada. Ou isso, ou a missão tinha algum objetivo mais agressivo e pretendia ser executada contando com as características furtivas da aeronave. Neste caso a detecção do caça seria uma péssima notícia para a Força Aérea americana e para seus esquadrões de caças de quinta geração (stealth) F-22 e F-35.

O radar chinês JY-27, supostamente, detectaria aeronaves furtivas em um raio de 500km. Uma situação semelhante a essa ocorreu no Mar da China Meridional - segundo mídia oficial do regime Chinês - quando um F-22 foi detectado à caminho da Coreia do Sul.

Como era se esperar nenhuma das detecções foi confirmada e poderiam, sim, até se tratar de blefes.

Mas os EUA jamais entregariam uma fragilidade assim de mão beijada.

Além da Venezuela e China, radares JY-27 foram vendidos para Irã, Vietnã, Sri Lanka, Zimbábue, Coreia do Norte, Tailândia, Paquistão e Indonésia.

Foto: Wikipedia.

Tags: F-22, Venezuela, Maduro, China, JY-27