BACK
Ciência & Tecnologia

Qual o seu favorito?

Esse voo de demonstração/confraternização reunindo gerações de aviões de caça americanos aconteceu na última quinta (6/8) na Carolina do Sul, EUA.

A imagem é incrivelmente bonita e satisfatória de ser apreciada. Em um mesmo quadro temos um P-51 Mustang - modelo usado na Segunda Guerra Mundial, além de Guerra das Coreias e outros conflitos -; o A-10 Thunderbolt II - um avião construído em volta de um canhão, e não o inverso, que foi estrela das guerras no Golfo e talvez seja até hoje o melhor avião de suporte a tropas no solo, resistindo à aposentadoria justamente por suas características únicas; um F-16 Fighting Falcon, criado para ser um caça de superioridade aérea, atendendo as funções de fighter (caça) e de bomber (bombardeiro) substituindo os F-4 Phantom usados no Vietnam; e um caça de quinta geração, o furtivo F-22 Raptor, que dizem, poderia aposentar os F-16, o que acabou não acontecendo entre outras coisas por conta da agilidade em voo incomparável dos Vipers.

De uma vez só temos a chance de ver ao menos três gerações diferentes da tecnologia da aviação americana. Desde o Mustang com seu motor a pistão até o supermoderno jato stealth (tecnologia furtiva que o torna praticamente invisível a radares) Raptor. A diferença de tamanho entre os aviões é um outro detalhe muito legal que podemos observar nessa imagem.

Click to continue reading

Participaram do voo de demonstração:

- A-10C Thunderbolt II Demonstration Team

- F-22 Raptor Demo Team

- F-16 Viper Demonstration Team

- Air Force Heritage Flight Foundation

#P51, #Mustang, #A10, #Thunderbolt, #Warthog, #F16, #Falcon, #Viper, #F22, #Raptor

Tags: P51, Mustang, A10, Thunderbolt, Warthog, #F16, Falcon, Viper, F22, Raptor