BACK
Negócios

Bolsa de Buenos Aires fecha em alta com ascensão de Javier Milei

A Bolsa de Valores de Buenos Aires fechou em alta de 3,3% nesta segunda-feira (14/8), aos 496.114, pontos. A elevação foi interpretada como uma em reação positiva do mercado à vitória de Javier Milei nas eleições primárias que definem os candidatos à Presidência da Argentina. Milei, o candidato de direita, e sua coalizão “La Libertad Avanza” conseguiram cerca de 30% dos votos totais nas prévias presidenciais realizadas no domingo (13/8).

Após uma abertura negativa, o índice Merval, a referência da bolsa local, embicou para cima e se manteve esse sentido até o fim do pregão. Ao logo do dia, por alguns momentos, atingiu uma alta de quase 7%.

Isso apesar de o Banco Central da República Argentina (BCRA) ter aumentado os juros básicos do país em 21 pontos percentuais, a 118% ao ano. O BCRA também elevou o câmbio oficial do país a 350 pesos argentinos por dólar.

Click to continue reading

Em contraste com o bom desempenho da bolsa, o “dólar blue” — como é chamado o câmbio no mercado paralelo — teve forte elevação. Ela chegou a atingir 15%. Terminou a sessão, no entanto, com a venda cotada a 665 pesos e a compra a 685 pesos, alta de 13,22%. Fora do mercado paralelo, o dólar encerrou a sessão em alta de 2,73%, a 349,944 pesos.

Nas prévias de domingo, Milei, por vezes comparado ao brasileiro Jair Bolsonaro, ficou à frente do bloco ligado ao ex-presidente Mauricio Macri e da chapa governista do atual presidente, Alberto Fernández.