BACK
Imagens mostram pedaços de foguete da China que caíram no mar e ameaçaram voos e navios
noticias.r7.com

Imagens mostram pedaços de foguete da China que caíram no mar e ameaçaram voos e navios

Depois de disparar veículo espacial perto da Mongólia, Pequim havia proibido o tráfego em uma área a cerca de 160 km de Taiwan

Ciência & Tecnologia

Um foguete com um satélite meteorológico da China, lançado de uma base espacial perto da fronteira com a Mongólia, assustou os moradores da costa sul do país, bem como quem vive em Taiwan — ilha com quem Pequim mantém uma disputa diplomática.

Pedaços do veículo espacial se desprenderam durante o lançamento e caíram no ar, em uma área a cerca de 160 km de distância da capital de Taiwan. O satélite passou "em frente à costa norte" da ilha e "restos do foguete-lançador caíram na zona de alerta", disse uma fonte à agência AFP, frisando que os destroços não afetaram a "segurança interna" do território.

A mídia estatal chinesa confirmou o lançamento neste domingo de um "novo satélite meteorológico" de um centro espacial localizado no norte da China às 9h36 hora local (22h36 de sábado no horário de Brasília).

Click to continue reading

Imagens transmitidas pelo canal público CCTV mostraram o momento em que um foguete branco decolou do centro de lançamento de Jiuquan, próximo à fronteira com a Mongólia, na província de Gansu, deixando para trás uma coluna de fumaça e poeira.

A zona de exclusão marítima, localizada a cerca de 160 km de Taipei, foi interditada à navegação neste domingo entre as 9h e 15h, no horário local, devido à "possível queda de destroços de foguetes", indicou as autoridades marítimas de Fujian, a província chinesa localizada em frente a Taiwan. As aeronaves também foram impedidas de sobrevoar a área.

Vários voos atrasaram por conta dessa imposição da China.