BACK
Opinião

TERÇA LIVRE FALA SOBRE A CPMI

Terça Livre just posted an article!

Terça Livre @tercalivre

Mar 16, 2023 at 1:12pm

Click to continue reading

Antes impossível, agora CPMI sobre o 8 de janeiro pode acontecer

CPMI pode se tornar o calcanhar de Aquiles do regime socialista instaurado

O regime de Lula tentou bloquear a CPMI no dia 8 de janeiro pelo mesmo motivo que o PT vinha criando CPI quando estava fora da presidência: essas comissões fazem ruído demais e confundem o Executivo, às vezes achando de fato que o governo está perdendo forças no Congresso.

Além disso, o que Lula e o PT não querem é que a oposição tenha um palco em que esteja inevitavelmente sob os holofotes das reportagens da mídia todos os dias, sobretudo após as revelações do que ocorreu nos EUA no dia 6 de janeiro. Se a CPMI provar que o governo foi o responsável ao auxiliar na invasão dos prédios das três Poderes do governo em 8 de janeiro, as acusações contra os invasores perderão força e o regime lulista terá a responsabilidade pela complacência final. Um cenário que inclusive criaria um ambiente para impeachment, o que certamente não ocorreria, mas enfraqueceria a sensação de onipotência que a mídia e o PT pensam ter.

Para barrar a CPMI, o governo foi até obrigado a mudar o foco das negociações com o Congresso, o que atrasaria a aprovação de diretrizes e planos para construir uma base de apoio no Congresso, enfraquecendo o poder de barganha do presidente e aumentando o poder de negociação dos parlamentares.

Para impedir a comissão, o governo teve que prever negociações e oferecer cargos que garantissem o apoio do bloco do Centrão no parlamento. A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) ficará a cargo do Centrão, que será utilizado pela União Brasil e outras figuras como Lira e Alcolumbre. Lula também cedeu cargos nos Correios e no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) diretamente para ele. Isso é de grande interesse para as empresas estatais devido aos grandes valores e posições que podem ser utilizadas como moeda de troca. Não por acaso, ocasionalmente, as pessoas têm suspeitas de fraude. Também nos Correios estava o maior escândalo de corrupção da história do país a começar a ser desvendado no primeiro mandato de Lula.

Por mais inacreditável que pareça, existe sim um clima político que favorece a abertura da CPMI. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou ontem que reunirá as lideranças dos partidos para definir a data do próximo Congresso, a pauta da sessão deve incluir a votação da CPMI. Até lá, o regime tentará endurecer sua postura para alterar uma parcela dos votos que hoje servem como garantia da comissão. Os danos ao governo não são conhecidos de antemão e é agora que a direita aprenderá como reagir a uma iniciativa assim.