BACK
Política

Literalmente, a força dos ventos

Aqui somente boas notícias para o Brasil em 2021, o Brasil bateu recorde de expansão de energia de usinas eólicas. O recorde anterior havia sido registrado em 2014. As usinas eólicas respondem atualmente por 11,11% da matriz energética brasileira produzindo uma energia renovável e de baixo impacto ambiental. As usinas eólicas constituem neste momento 20,1 gigawatts de potência instalada.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que em 2021 a expansão da capacidade instalada de energia elétrica a partir de fonte eólica no Brasil chegou a 3.051,29 megawatts, considerando os dados referentes a novembro. Em 2014, quando foi alcançado o recorde anterior, 2.786 megawatts foram liberados para operação comercial no país.

De acordo com a Aneel, a perspectiva é que a energia eólica continue em expansão no próximo ano. “Atualmente, há cerca de 5,5 gigawatts de usinas eólicas em construção no país, sendo que hoje estimamos que 2,95 gigawatts entrarão em operação ao longo de 2022, o que representa valor equivalente a 2021”, informou a Agência.A energia eólica é obtida a partir da força do vento. Por meio de um aerogerador a energia cinética das correntes de ar é transformada em energia elétrica. Trata-se de uma fonte de energia limpa, com baixos teores de emissões de gases de efeito estufa.