BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Local

Após vacinação, mortes por covid-19 no Rio caem 79% comparado às últimas quatro semanas

Com 68,1% da população carioca maior de idade vacinada, o município do Rio de Janeiro já conseguiu ter resultados positivos na proteção de vidas contra o perigo provocado pela covid-19. Foi registrada nesta semana, uma queda de 79% no número de óbitos, 77% de redução dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 26% menos registros de casos leves da doença em comparação com quatro semanas atrás. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (16) durante a apresentação do 28° Boletim Epidemiológico da cidade.

Nesta semana, foram registradas 31 mortes. Na quarta semana anterior a esta, o registro foi de 151 óbitos. Ou seja, comparando os dados entre os dois períodos para os casos de mortes, a queda é de aproximadamente 79%. O secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, atribuiu o fenômeno ao avanço da vacinação na cidade e explicou que a prefeitura esperava um cenário mais difícil do que o atual.

“Esse número é muito importante porque mostra que as vacinas de fato fazem efeito. Esse resultado não seria esperado para um mês de inverno, onde normalmente há um aumento de incidência da gripe. Ainda temos pessoas internadas por covid-19, então não é o momento de relaxar, mas é uma ótima notícia, mostra que a vacina funciona e contrariou as nossas previsões que era um número muito maior de pessoas internadas neste período que é onde a gripe tem maior sazonalidade”, explicou Soranz.