BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Local

[Atualizado] No Rio, deixa de ser obrigatório o uso de máscaras ao ar livre a partir de hoje (28/out)

Atualizado às 19h - 28/out:

A lei que flexibiliza a utilização das máscaras contra a Covid no RJ foi publicada no Diário Oficial do estado desta quinta-feira (28). Mas a liberação ainda não está valendo. O secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, explicou ao Bom Dia Rio que o texto sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL) depende de uma regulamentação.

Esse detalhamento virá em uma resolução da secretaria, prevista para ser publicada em uma edição extra do Diário Oficial ainda nesta quinta ou, no mais tardar, na sexta (28).

Clique para continuar lendo

Na quarta (27), o estado informou que Castro havia sancionado o projeto de lei sobre o tema, aprovado um dia antes pelos deputados estaduais na Alerj, em discussão única.

- O que vai passar a valer na capital

A regulamentação municipal decretada na terça (veja a íntegra do decreto) depende da regulamentação do estado para valer. Portanto, assim que a resolução do estado for publicada no Diário Oficial, na quinta, passarão a valer as seguintes medidas na capital:

- máscaras deixam de ser obrigatórias em áreas abertas;

- boates, casas de show e pista de dança podem funcionar com 50% da capacidade;

- estão liberadas competições esportivas em ginásios e estádios com 100% do público, com apresentação de passaporte de vacina ou teste PCR feito, no mínimo, 48 horas antes;

- quando 75% da população estiver com o esquema vacinal completo, as máscaras serão obrigatórias apenas no transporte público e em unidades de saúde.

-----------------------------------------------

No Rio de Janeiro não é mais obrigatório o uso de máscara de prevenção contra a Covid-19 em locais abertos.

O governador Cláudio Castro sancionou, na tarde de ontem (27/10), a lei que regula o uso de máscaras de proteção facial no Estado do Rio de Janeiro. A decisão será publicada no Diário Oficial, depois de ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em discussão única.

A novidade se dá devido ao avanço da vacinação com mais da metade das populações locais totalmente imunizada contra o novo coronavírus. Apesar da mudança, o item de proteção facial continua sendo obrigatório em locais fechados, como transportes coletivos, estabelecimentos comerciais, áreas de uso comum de condomínios, entre outros.

“Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada. (…) Quem quer continuar usando máscara, não tem proibição nenhuma”, diz o prefeito carioca Eduardo Paes em uma live sobre o assunto.

Ainda segundo ele, os casos são monitorados e em caso de piora a decisão pode ser revista.

Espera-se que a população tenha consciência coletiva em relação às aglomerações.

Ministério da Saúde já estuda recomendar a liberação do uso de máscara em espaços abertos no restante do Brasil.

Estão sendo consideradas as taxas de transmissão, vacinação e demanda por leitos de UTI para derrubar o uso obrigatório do item de proteção facial.

Apesar disso, a decisão final cabe aos estados e municípios.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags: Rio, COVID, Máscaras