BACK
Cultura & Entretenimento

Uboat afundando! E nem foi de propósito!

Tem o cara que é mestre em montar kits e nos faz ficar de boca aberta com cada modelo escala que nem acreditamos serem miniaturas. Mas tem uns outros caras que são um tipo de animal completamente diferente… são os que montam dioramas.

Pra quem não sabe do que se trata, dioramas são a reprodução em miniatura de cenas. Os kits são montados, modificados inclusive, e combinados com elementos de cenários que o próprio artista “fabrica" usando a criatividade e os mais diversos tipos de objetos desde sucata, jornal, arames, serragem até resinas e algodão para simular mares e espuma das ondas.

As preferências de quem monta dioramas costumam ser cenários de guerra, com aviões em pedaços (os kits são modificados para representar a destruição causada pela queda), grandes navios em alto mar mas também vemos muitos artistas reproduzindo cenas bucólicas do dia-a-dia em pequenas cidades ou vilarejos. A criatividade na hora de fabricar o cenário é ilimitada e não tem como não se encantar com o resultado.

Clique para continuar lendo

Eu sou particularmente fã de dioramas e tive a oportunidade de crescer vendo meu pai construir cenários incrivelmente reais para nossos ferroramas elétricos usando jornal, cola branca, serragem e muita criatividade. Tínhamos túneis, relevo no terreno, árvores e até minúsculos bonequinhos povoando as ferrovias. Prometo publicar por aqui as fotografias assim que as encontrar.

“Drowning wolf” (lobo afundando). Um Uboat indo a pique

É uma obra de arte, e nem tente classificar de outra forma, feita pelo Scott Withers, se baseando livremente em uma fotografia da época da segunda guerra.

Ele levou 3 meses e meio para fabricar essa incrível cena na escala de 1/72 usando o kit Revell VIIC Uboat. Eu não saberia descrever todas as técnicas usadas mas além da construção e pintura primorosa do modelo, o que chama bastante atenção é o realismo no uso de resina bicomponente, cola branca e, provalemente, still water para o acabamento desse “marzão”.

Montar kits realistas já requer tremenda habilidade e domínio de certas técnicas, agora, montar um diorama assim é nível hardcore.

História do modelo: Unterseeboot 625, ou U625

O temido U-625 foi um submarino alemão do tipo VIIC que pertencia a Kriegsmarine - Marinha de Guerra Alemã - e esteve em operação entre 1942 e 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante este período ele realizou 10 patrulhas de guerra e afundou 5 navios aliados, num total de 19.880 toneladas de arqueação (total do volume interno das embarcações afundadas somados).

Ele saiu de operação, não por decisão do governo alemão, após ser atingido por cargas de profundidade lançadas por um avião Sunderland (RCAF Sqdn. 422/U) no dia 10 de março de 1944, causando a morte de todos os 53 tripulantes.

Os uboats foram talvez as armas mais mortíferas usadas contra as forças aliadas na Segunda Grande Guerra. Este tipo de submarino usava, praticamente, a mesma tecnologia da Primeira Guerra mas sua versatilidade, confiança e o treino dos tripulantes fizeram dela uma arma de guerra bastante letal no decorrer dos primeiros anos da guerra.

A Alemanha, se antecipando ao conflito, construiu secretamente Uboats na Holanda permitindo que ao início da guerra ela já tivesse cerca de 65 exemplares prontos.

Os Uboats faziam a navegação na superfície até avistarem o inimigo e rastrear seu percurso e velocidade. Durante a noite eles investiam seus ataques, também na superfície ou mesmo submersos, usando torpedos. Quando submersos, eles conseguiam detectar sonares e ruídos de barcos através de detectores acústicos passivos, aumentando ainda mais a letalidade dessa máquina.

Quando os barcos aliados foram equipados com sonares e radares a eficácia dos VIIC diminui até chegar a zero. Com um limite de tempo para navegação submersa, imposto pela baixa eficiência de baterias e velocidade reduzida (apenas 8 nós), os Uboats foram perdendo sua guerra particular contra embarcações aliadas.

Durante a guerra, mais de 1.097 Uboats foram construídos, tendo sido afundados cerca de 785. Ele foi o modelo de submarino mais numeroso e eficaz na história das guerras.

Tags: Uboat, Revell, 1/72