BACK
Cultura & Entretenimento

Vem ver um A-10 vestido de P-47. Espetacular!

O A-10 Thunderbolt II seria quase um irmão mais novo do P-47 - que também se chamava Thunderbolt - e para comemorar o 75º aniversário do 190º Esquadrão de Caça, um A-10 recebeu a mesma pintura que o P-47 voou na Segunda Guerra Mundial pelo ainda 405º Esquadrão de Caça, esquadrão que mais tarde foi redesignado como o atual 190º Esquadrão de Caça.

A pintura vai até os detalhes com um nariz branco, marcas da Segunda Guerra Mundial da Força Aérea dos EUA na fuselagem e asa, junto com listras de Invasão do Dia D, todas pintadas sobre um revestimento de base verde-oliva. O “8N” pintado na lateral da aeronave indica o código da aeronave do 405º Esquadrão de Caça.

O P-47 era fabricado pela Republic Aviation durante a Segunda Guerra Mundial como uma aeronave multi-função, sendo adaptado pela força aérea Britânica para o uso de ataque ao solo, semelhante à missão do A-10 hoje. Mas este já nasceu designado para “close air support” (CAS), ou apoio aéreo de proximidade que é quando uma aeronave consegue dar suporte às tropas no chão, direcionando ataques para posições próximas destes.

Click to continue reading

O Warthog, como é chamado, é um fenômeno que resiste à aposentaria há muitos anos, basicamente por jamais ter surgido um outro avião que execute melhor as tarefas de um A-10.

BRRRRRRRRRRT é o som característico de seu canhão rotativo de 10mm.

Mas quem é atingido pelo canhão nem chega a escutar o som...

Veja no vídeo a seguir um A-10 disparando o canhão:
https://www.youtube.com/watch?v=qiHpYZen-oY

Tags: A-10, Thunderbolt, P-47, Segunda Guerra, Avião