BACK
Negócios

Engajamento Magic

Os caminhos para quem deseja ter uma equipe de alta performance

Apenas 32 % dos colaboradores estão engajados no trabalho, embora “ trabalhar” não significa estar feliz. Além disso, também pode haver uma insatisfação, em que mesmo “satisfeito” pode está procurando novas oportunidades, visando um salário um pouco maior. Somente o compromisso emocional que um funcionário tem com a empresa e seus objetivos fazem dele um funcionário engajado gerando assim resultados promissores e garantir um tempo maior de permanência no trabalho.

Num aspecto geral de acordo com o banco de dados da DecisionWise, em termos globais, exibe o seguinte retrato:

Click to continue reading

32% das pessoas empregadas estão engajadas em seus trabalhos;

48% atendem às expectativas, mas raramente se sentem instigados por suas tarefas;

16% passam um tempo significativo cuidando simplesmente das necessidades pessoais;

4% estão entediados e ou frustrados com o trabalho.

Porém, essa realidade está mudando. Aos poucos os gestores estão percebendo a importância de considerar os colaboradores como também os clientes. É certo que todos nós queremos entender sobre a experiencia do colaborador e como engajar e ser engajado no mundo corporativo.

Para isso, precisamos compreender o que é o engajamento do colaborador. Podendo ser definido como um estado emocional podendo ser definido como estado emocional, em que ele possa se sentir entusiasmado com o seu trabalho e tudo que o envolve, e como resultado, desenvolve novas habilidades pois está incluso em todos os processos a ele destinado.

O engajamento do colaborador passa, necessariamente, pelo sentir e fazer. E employee experience também trata do relacionamento entre a organização e o colaborador. E esse baseia-se em 3 contratos:

BRAND CONTRACT

O Contrato com a Marca pressupõe todas as promessas implícitas que a marca faz às pessoas que estão expostas a ela. É o seu rosto público - a maneira como o mundo a vê.

TRANSACTIONAL CONTRACT

O Contrato Transacional é o acordo mutuamente aceito, recíproco e explícito entre as partes que define os termos operacionais básicos do relacionamento.

PSYCHOLOGICAL CONTRACT

O Contrato Psicológico é o conjunto implícito de expectativas e obrigações que definem os termos de troca em um relacionamento

Enfim, qual a importância do engajamento do colaborador?

Um colaborador engajado se preocupa de verdade com seu trabalho. Ele não faz isso simplesmente porque é sua obrigação, ou apenas pelo salário. Quando o funcionário se importa, ele irá se esforçar espontaneamente para ir além do básico.

Com tanta informação disponível e o avanço da tecnologia nosso relacionamento com os colaboradores e Diante de tanta mudança, como a empresa consegue engajar o colaborador?

Em 2014, Tracy Maylett lançou o livro MAGIC: Cinco Chaves para Destravar o Poder do Engajamento. Relatou sobre 5 itens fundamentais para obter-se satisfação e um engajamento (Magic) mágico:

Meaning (significação) - Propósito além do trabalho em si. Trata da significação pessoal do colaborador para suas funções e seu ambiente de trabalho.

Autonomy (autonomia) – Pessoas donas de seu trabalho tem mais chance de engajarem com o trabalho. A autonomia estimula o funcionário a entregar a sua melhor versão.

Growth (crescimento) – Desenvolvimento dentro da empresa. Desafios constantes devem ser aplicados aos funcionários, a fim de que isso os instigue a um crescimento profissional e pessoal.

Impact (impacto) – O empregado precisa causar impacto nos seu meio de produção e trabalho, ver resultados positivos e analisar a sua atuação no sistema.

Connection (conexão) – Conexão com as pessoas, empresa, marca e produto. Noção e sentimento de pertencimento a algo, além de você mesmo.

A coisa mais importante é perceber que quando você alcançar o engajamento dos colaboradores, você conseguirá ganhos expressivos na produtividade. Os colaboradores irão trabalhar mais e em menos tempo. haverá uma redução de tempo consertando as coisas, tomando medidas corretivas, demitindo pessoas e recrutando novas pessoas.

Exercício Básico :

CORAÇÃO Como sua equipe se conecta emocionalmente com o trabalho?

ESPÍRITO Como seu time encontra sentido, significado e propósito?

MENTE Quais os contextos que estimulam o aprendizado da sua equipe?

MÃOS Como você viabiliza condições e recursos para que seu time trabalhe bem?

#empreendedorismofeminino hashtag#empreendedorismo hashtag#brasilia hashtag#mulheresmudamomundo hashtag#proposito hashtag#resultados hashtag#empreenderemvc hashtag#mindset