BACK
Conhecimento

Antienvelhecimento: os quatro segredos tibetanos para a longevidade

Existe um ditado que diz que podemos comprar qualquer coisa nessa vida, menos um segundo que se passou. Concordo! O tempo é um luxo precioso demais. Hoje estava conversando com um amigo que me disse que acreditava que eu viveria até os 150 anos, ele fala isso porque sabe que tento levar uma vida equilibrada e não por acreditar que eu seja um “highlander”. Mas, esquecendo as cápsulas e cremes, será que existe alguma fórmula milagrosa “anti-tempo”? Antienvelhecimento?

A responsabilidade é a doença que destrói o nosso tempo. Nossas rotinas o sugam e prejudicam as nossas relações, seja com as pessoas ao nosso redor ou com nós mesmos. O mais engraçado é a cilada que a vida nos apronta, pois lá na frente, quando finalmente tivermos tempo, estaremos já quase sem saúde para desfrutá-lo.

Nessa busca contra os efeitos do tempo sobre a nossa saúde, existem os quatro segredos tibetanos para a longevidade. São segredos simples e que deveriam ser aplicados como se fossem um mantra em nossas vidas.

Click to continue reading

Quatro segredos tibetanos para a longevidade e anti-envelhecimento

1- Comer pela metade

Todos nós sabemos que uma alimentação saudável, feita com uma ingestão equilibrada de nutrientes, é fundamental se pensamos em chegar na terceira idade com saúde. Uma dieta adequada contribui para o gerenciamento do peso dentro da faixa considerada adequada para cada um, reduzindo fatores de risco para várias doenças, como as cardiovasculares e a diabetes.

Então, se eu diminuir minhas refeições pela metade eu vou ficar mais saudável? Depende do quanto você costuma comer e de qual a necessidade energética do seu corpo. No entanto, estudos já comprovaram que animais de várias espécies têm um aumento de longevidade quando passam por restrição alimentar. Em seres humanos, já foi demonstrado que uma redução de 15% no consumo calórico diário é capaz de retardar o processo metabólico, tornando-o mais eficiente em reduzir o estresse oxidativo. É provável que estes mecanismos estejam envolvidos no aumento de longevidade que acompanha esse tipo de dieta.

Cortar demais o aporte nutricional pode levar a um estado de subnutrição ou desnutrição que pode ser especialmente ruim para os idosos, uma vez que há uma tendência a perda de massa muscular decorrente do avanço da idade. Uma ingestão insuficiente de nutrientes pode não só agravar esse quadro, mas também gerar outros efeitos negativos, como a redução na imunidade. Então, não basta sair cortando pensando em quantidade. É preciso se pensar em qualidade, pois não adianta ingerir a quantidade adequada de calorias, se a fonte for pobre em nutrientes. O mais correto é distribuir em proporções adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Muito além de suprir apenas necessidades nutricionais, a dieta pode ser uma fonte de compostos bioativos com potencial terapêutico, que podem auxiliar a atenuar alguns dos efeitos negativos do envelhecimento. Para ilustrar, podemos pensar na produção de radicais livres, que aumenta naturalmente com o avanço da idade, já que nosso corpo envelhecido tem dificuldade em realizar a faxina interna que realizava quando mais jovem. Alimentos ricos em antioxidantes, como resveratrol, betacaroteno, licopeno, entre tantos outros, podem ser uma opção bastante valiosa, pois podem complementar a dieta com nutrientes e nutracêuticos (que são compostos bioativos isolados de fontes alimentares) em quantidades próximas às ideais.

As únicas formas de realmente fazermos uma reeducação alimentar é comer de tudo um pouco. Vamos sair da rotina alimentar e tentar provar um pouco de cada, a cada dia?

Leia mais sobre metabolismo e envelhecimento aqui:

https://www.bonsfluidos.com.br/coluna-jamar-tejada/o-que-e-metabolismo-e-como-ele-atua-ao-longo-da-vida-incluindo-na-velhice-diminui-ou-aumenta-entenda.phtml

2 – Andar o dobro

Uma das mais importantes alterações que ocorre no envelhecimento é a perda de massa muscular esquelética, que está em torno de 40%. Essa perda gradativa é conhecida como sarcopenia (termo genérico que indica a perda de massa, força e qualidade do músculo esquelético) que tem impacto significante na vida dos idosos, dificultando a mobilidade e a execução das tarefas do dia a dia.

A perda de massa mineral óssea também é relevante. Essa perda atinge tanto homens quanto mulheres, porém ocorre com mais frequência entre essas últimas, iniciando por volta dos 45 anos.

Já está mais do que comprovado que a atividade física contribui de maneira muito positiva para a longevidade e para a qualidade de vida na terceira idade. Em relação a quantidade que deveríamos andar por dia para aumentar a longevidade, pesquisas demonstram que o ideal seria algo entre 7.500 e 8.000 passos ao dia.

3-Rir o triplo

O riso tem poder medicinal! Entre tantos efeitos, ele ainda é capaz de:

-Promover atividade cerebral

Um dos principais benefícios do riso é a estimulação da atividade cerebral. O riso tem a função de estimular e exercitar o nosso cérebro. Portanto, é uma ferramenta poderosa para mantê-lo em funcionamento e mais forte para combater males e doenças que diminuam a capacidade cognitiva.

– Diminui o estresse e a ansiedade

O riso também controla a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina no cérebro, que são as substâncias responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar reduzindo o estresse e a ansiedade do nosso corpo, que podem ser especialmente malignos na velhice.

– Ajuda o coração

Você sabia que problemas cardíacos são a causa de morte mais comum do Brasil? Pois é.

Uma universidade americana fez um estudo com dois grupos de pessoas que tinham sofrido ataques cardíacos e estavam sob cuidados médicos. Um desses grupos assistiu a vídeos de humor por aproximadamente 20 minutos todos os dias, enquanto o outro não. Fora isso, todos tinham a mesma rotina.

Após um ano, o grupo que via vídeos de humor mais frequentemente teve 66% a menos de proteína C-reativa, um dos principais marcadores de doenças cardiovasculares. O outro grupo teve queda de somente 26%.

Portanto, rir com frequência ajuda a diminuir os problemas cardíacos e é essencial para se proteger de situações mais graves.

-Retarda os efeitos do envelhecimento

Rir exercita mais de 80 músculos no rosto. São músculos que precisam desse tipo de exercício. Além disso, a risada ativa hormônios que agem como verdadeiros elixires anti-aging.

Controlar o colesterol

Por fim, um dos importantes benefícios do riso para os idosos é o controle do colesterol. Isso porque rir ajuda a aumentar os níveis de HDL (o bom colesterol) no corpo.

Aquela mesma universidade que fez o exame com os pacientes com problemas cardíacos fez um estudo com pessoas com alto nível de colesterol ruim no sangue. Eles assistiram a vídeos de 30 minutos de comédia todos os dias e, depois de um ano, tiveram 26% mais HDL no corpo, enquanto o outro grupo teve somente 3% a mais.

É claro que só rir não vai fazer ninguém a se curar de nada, mas ajuda a ter uma vida mais leve e leveza é o que mais precisamos em tempos de tanto estresse.

Outro ponto muito importante no contexto da longevidade é uma vida socialmente ativa. Conviver com outras pessoas da família ou da comunidade pode ser essencial para manter a saúde mental não só na terceira idade. Cercar-se de pessoas queridas contribui para manejar melhor o estresse e encarar de maneira mais otimista as encrencas do nosso dia a dia. Além disso, participar ativamente de uma comunidade pode reforçar o seu sentido de propósito. Isso tudo reduz a taxa de mortalidade, pelas mais diferentes causas.

Minha avó materna infelizmente já partiu, vítima de câncer, mas antes da doença impedi-la de ter uma vida ativa fazia parte de um grupo da igreja que fez toda a diferença, com suas amigas mantinha a vida em constante atividade para o bem e o sorriso era a principal moeda recebida pelo trabalho realizado.

4. AME SEM FIM, SEM LIMITES

Quando amamos alguém incondicionalmente, nós nos abrimos para uma conexão intensa e verdadeira. Mas sempre em primeiro lugar, precisamos amar a nós mesmos, porque só podemos oferecer aquilo que temos. Não estou dizendo que você precisa ter um grande amor em sua vida, estou dizendo que é preciso sentir o amor, amar sem medidas, sem limites e sem restrições. Ame sua imagem no espelho, ame as pessoas do seu círculo, seu trabalho e a sua rotina.

Amar também é exercício!

Como profissional da saúde lhes digo que a ciência está aí cada vez mais evoluída para nos ajudar a viver mais, mas não existe fórmula mais milagrosa do que viver em harmonia consigo mesmo. Somos reflexo da vida que levamos. Por isso, escolha dentro do que lhe é possível viver da melhor forma, a vida é só uma.

Coma bem, exercite-se, sorria e ame!