BACK
Bombeiro tira selfie para usar em app de namoro no pior incêndio residencial do Reino Unido
noticias.r7.com

Bombeiro tira selfie para usar em app de namoro no pior incêndio residencial do Reino Unido

Foto abriu precedente para investigações que descobriram casos de sexismo e racismo no Corpo de Bombeiros de Londres

Curiosidades

Em 2017 um bombeiro decidiu atualizar seu perfil no Tinder com "fotos quentes", literalmente, já que ele aproveitou uma ocorrência de um prédio em chamas para fazer uma selfie. O caso da Torre Grenfell foi o pior incêndio residencial ocorrido no Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial, e o profissional foi duramente reprimido.

Mas o que ele não esperava, é que sua atitude inconviniente iria iniciar uma investigação que perdura até hoje sobre comportamentos inadequados dentro da corporação. O relatório de Nazir Afzal, publicado na última quinta-feira (1º), fala sobre a cultura do Corpo de Bombeiros de Londres.

Em uma reunião da Assembléia de Londres, Afzal pontuou: "A reação imediata de um bombeiro de Londres foi tirar uma selfie em um dos piores incêndios do país. Ele foi duramente repreendido por isso, sim, mas o que mais?"

Click to continue reading

O corpo de bombeiros se desculpou pelas ações do oficial, dizendo que "em 2018, a brigada tomou medidas disciplinares contra um membro da equipe que usou uma fotografia totalmente inadequada em um perfil de namoro."

Nazir, pesquisador e escritor, continua "o Corpo de Bombeiros de Londres é institucionalmente misógino e racista". O caso da foto não foi o único que aconteceu nesse quartel, no relatório, Afzal conta que "brincavam" com um bombeiro negro deixando cordas em seu armário, chamando-o de animal, e que uma funcionária recebeu fotos de um dos bombeiros nu que ela nunca solicitou.

A administração do local encomendou o relatório após um estagiário tirar a própria vida em agosto de 2020, depois que sua família temeu que ele estivesse sofrendo bullying devido à sua raça.

O quartel ainda não divulgou o que pretende fazer com os resultados do relatório, mas foi confirmado que a cultura do ambiente pode ser nociva e infantil.

Afzal ainda frisou sobre a foto: "Como ele sentiu que seria ok fazer isso? Enquanto 72 vidas foram perdidas no prédio, incluindo 18 crianças? O bombeiro foi para salvar pessoas mas seu pensamento era em como uma boa foto poderia o ajudar a pegar mulheres".