BACK
Gastronomia

Confeiteira dá sete dicas para assar o bolo perfeitamente

Muitas pessoas deixam de preparar bolo em casa porque o forno não assa perfeitamente. Mas você não precisa esperar ter o melhor equipamento para isso. A confeiteira, influenciadora e professora especializada em bolos cobertos com buttercream, Bruna Rebelo deu sete dicas para assar massas de bolo perfeitamente independente do forno que você está utilizando.

Como assar o bolo corretamente?

1 – Para assar o bolo por completo, depois que passar metade do tempo, abra o forno e coloque uma assadeira sobre a forma. A assadeira vai agir como uma estufa, impedindo a dispersão do calor e permitindo que o seu bolo possa assar corretamente.

Click to continue reading

2 – Caso possua um grande volume de massa, o recomendado é dividir a massa em 2 ou 4 assadeiras.

3 – Se o forno não suportar assar grandes volumes, asse por etapas, coloque uma assadeira no forno e coloque a segunda para descansar dentro da geladeira. Não precisa esperar o forno esfriar para inserir a segunda forma. Aprenda a utilizar o forno quente!

4 – Se o bolo cresce de um lado e do outro não, é uma questão de diferença de calor no forno, o problema pode ser resolvido se você girar a sua forma depois de 30 minutos, assim você regula o cozimento do bolo.

5 – Se o bolo ficar úmido e grudando em cima, isso significa que ele ficou mais tempo que o necessário dentro do forno, o que você pode fazer é aquecer um pouco mais a temperatura do forno para que ele asse mais rápido.

6 – Fornos muito quentes podem deixar sua massa ressecada, a solução é colocar embaixo da forma do bolo, na prateleira inferior uma forma com água, o calor fará com que a água evapore e crie umidade dentro do forno.

7 – Se o forno que você utiliza não tem sonda de calor, invista em um termômetro e anote as temperaturas sempre que realizar alguma preparação, dessa forma você terá uma ideia do calor necessário para cada produto.

“O mais importante é conhecer o equipamento que você tem e utilizá-lo da melhor forma possível”, destaca.