BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Crescimento europeu em risco
pt.euronews.com

Crescimento europeu em risco

Crescimento europeu em risco

Economia

A rápida propagação da variante Delta do novo coronavírus e a reintrodução de restrições de viagens e sociais estão a preocupar os economistas pois temem que o crescimento económico previsto para a Europa desacelere.

O levantamento de grande parte das medidas de confinamento, em quase todo o Velho Continente levou, nos últimos meses, a um aumento da atividade empresarial, das vendas a retalho e da confiança das famílias, o que fez com que muitos economistas revissem em alta o crescimento europeu previsto para este ano.

Na semana passada, a Comissão Europeia reviu em alta as previsões de crescimento da União Europeia, em 2021, para 4,8%, após uma contração recorde de 6,2% no ano passado. Bruxelas previa a mais rápida expansão observada desde 1976 e significaria que a economia dos 27 recuperaria o seu nível de produção pré-pandémico até ao final deste ano. No entanto, isso só seria possível se não fossem introduzidas novas restrições e as economias reabrissem por completo.

Click to continue reading

Na sexta-feira, Alemanha e França advertiram os seus cidadãos contra as viagens a Espanha, onde a taxa de infeção pelo novo coronavírus ultrapassou Portugal, tornando-se na mais elevada da Europa continental. Um duro golpe para o setor turístico ibérico.

A porta-voz do Governo espanhol, Maria de Jesús Montero, afirmou que "É muito importante para nós que sejamos capazes de preservar as chegadas turísticas durante os meses de agosto e setembro, e o resto do mês de julho. Portanto, estamos a trabalhar bilateralmente com todos aqueles países onde pode haver algum tipo de preocupação."

Entretanto, Portugal anunciou que os turistas devem ter a vacinação completa, ter recuperado do vírus ou fazerem um teste à entrada de qualquer hotel ou restaurante nacional.