BACK
Expert cita 7 alimentos que você deve colocar na sua dieta em 2023 | Metrópoles
www.metropoles.com

Expert cita 7 alimentos que você deve colocar na sua dieta em 2023 | Metrópoles

A nutricionista Beatriz Matos conversou com a coluna e indicou sete alimentos ricos em nutrientes para colocar na dieta

Gastronomia

Falta um mês para a chegada de 2023! Com o início do novo ano, velhos hábitos são deixados de lado e surgem promessas de diferentes costumes e metas, principalmente quando o assunto é alimentação saudável. Para fazer uma boa dieta, é importante incluir itens ricos em nutrientes, que ajudam a manter a saúde em ótimo estado.

Pensando nisso, conversamos com a nutricionista Beatriz Matos. Ela listou sete alimentos nutritivos para você colocar no prato já. Confira!

1. Ovo

Click to continue reading

Se você quer melhorar a sua concentração e memória, o ovo é um ótimo aliado por ser rico em colina. A profissional de saúde explica que o alimento possui ferro, ácido fólico e vitamina B12, combatendo a anemia; zinco, selênio de vitaminas A, D e E, atuando como antioxidantes e prevenindo o envelhecimento.

“Por ser rico em proteína, te ajudará no processo de hipertrofia e também na sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Com a presença da lectina, ajuda na metabolização de gordura, equilibrando o colesterol”, diz.

2. Mel

“Excelente para o nosso sistema imune! Além de ter vitaminas do complexo B e C, ele é antioxidante e antibacteriano, combatendo principalmente infecções respiratórias. Ou seja, se você costuma tomar constantemente antibióticos e ter problemas com resfriado ou tosses, inclua o mel na sua alimentação”, alerta Beatriz.

O alimento ainda auxilia na qualidade do sono e ajuda a sintetizar serotonina, hormônio do bem-estar. Dá um boost, ainda, na formação do colágeno e firmeza da pele, por ser fonte de triptofano e prolina. “Por ser uma saudável fonte de energia, ele possui glicose e frutose, então, deve ser consumido com moderação. Uma colher de sopa por dia já é o suficiente”, acrescenta.

3. Brócolis

O vegetal é um ótimo fortalecedor ósseo e ajuda a manter a pressão sanguínea em bons níveis, possibilitando um melhor funcionamento do coração, além de ajudar na prevenção do câncer. Matos indica fazer o brócolis cozido no vapor para não perder as propriedades.

“Por ter fitoquímicos, ele inibe o desenvolvimento de bactérias que causam gastrite e úlcera estomacal. Fonte de fibras, cálcio, ferro, magnésio e potássio, tem vitamina K e ácido fólico, que ajuda na melhora dos processos cognitivos e cerebrais”, elenca.

4. Azeite

Esse é um óleo que você deve colocar na sua dieta, segundo a nutricionista. Para manter as propriedades, ela recomenda o extravirgem. Use frio, por cima do alimento.

O azeite é capaz de diminuir o LDL, conhecido como “colesterol ruim”, e aumentar o HDL, o “colesterol bom”, no sangue.

A substância tem bastante vitamina E, que protege as artérias do colesterol já existente no sangue. “Por ter alto teor de ômega 9 (ácido oleico), o azeite possui importantes funções para a saúde do coração. Suas propriedades antioxidantes combatem os chamados radicais livres, prevenindo doenças crônicas e câncer”, assegura.

5. Laranja

É uma superfonte de vitamina C, eficiente para a saúde do coração, pele, sistema imunológico saudável e sistema cardiovascular. “A fruta auxilia na inibição do crescimento de células cancerígenas e carotenoide, e ajuda na saúde ocular.

Recomendo consumir com bagaço por ser uma excelente fonte de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal”.

6. Aveia

Além de regular o intestino, essa fibra solúvel reduz o “colesterol ruim” (LDL) e o ácido linoleico, que auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos. A especialista explica que seu consumo melhora o controle da pressão arterial e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

“Por ser uma fibra, demora um pouco mais para ser digerido. Isso é ótimo para dar a sensação de estar satisfeito por um período de tempo maior, ajudando no processo de diminuição de peso”, esclarece.

Importante: por ajudar na função de regular o trânsito intestinal, não se esqueça de tomar bastante água! “Por ser uma fibra solúvel, sem a umidade as fezes ficam ressecadas, endurecidas e ocorre o efeito contrário, constipação”, alerta.

7. Tomate

Essa fruta além de ter vitaminas A, B, C e minerais como potássio e fósforo, ele é rico em licopeno (o que dá o tom avermelhado), um superantioxidante capaz de proteger nossas células, reduzindo a chance de doenças crônicas.

“Com tantos nutrientes, melhorará seu sistema imunológico, sua pele ganhará uma proteção maior, retardando o envelhecimento, sua visão melhorará, fortalecerá seus ossos e ajudará a regular os níveis de açúcar no sangue”, assegura Beatriz Matos.

Uma ótima opção apontada pela profissional para ajudar na dieta é ter alimentos saudáveis e práticos na sua casa, pois eles irão ajudar a manter a qualidade da sua alimentação.

“Ter refeições prontas no congelador para ajudar naqueles dias mais corridos ou que estamos cansados para cozinhar, reduz o risco de comer um fast food ou um alimento ‘vazio’, com baixos nutrientes e cheio de calorias”, explica Beatriz, fundadora da Frozen Fit, empresa de itens congelados saudáveis.

E acrescenta: “Organizar as refeições da semana e sempre variar nos legumes e proteínas te auxiliará, cada vez mais, a encher seu corpo de nutrientes e melhorará sua qualidade de vida em 2023”.