BACK
Social & Lifestyle

A etiqueta para homens e mulheres

Nos atuais “tempos modernos”, eivados de distopias, especialmente no que se refere ao comportamento de alguns adultos, e muitos jovens, esperar atenção e delicadeza na observação de regras de etiqueta talvez seja exigir demais. Embora, no passado, certas condutas tenham sido adotadas com exemplar êxito, tudo indica que o individualismo, agora reinante, já não comporta, infelizmente, um mínimo de boa educação.

De que lado deve o homem caminhar na calçada em companhia de uma dama?

A regra é tão antiga quanto atual: o cavalheiro reserva sempre o ‘lado de dentro’ para a moça, no sentido de protegê-la. Proteção talvez excessiva, mas de bom tom. Quem deve saltar primeiro do automóvel? De qualquer veículo, sempre o homem. Até porque ele deve ajudar a dama. Sem segurar a mão da moça o cavalheiro estende a sua para que ela possa apoiar com segurança seu cotovelo na mão dele.

Click to continue reading

Na escada, sempre o homem sobe a frente, ou com a senhora a seu lado. Na descida, o contrário é o exigido. Para uma senhora idosa o homem deve procurar ajudar, mas sem melindrá-la. Há pessoas idosas que detestam ser ajudadas.

Evite manter as mãos nos bolsos da calça, é muito feio e deselegante. Quando está frio há os bolsos do sobretudo ou mesmo do paletó. Bolso de calça, nunca.

Ao tossir deve-se levar o lenço a boca para abafar o som e evitar salivas.

Não cuspa, seja onde for, usa-se o lenço com discrição.

Ao entrar no restaurante, o homem vai a frente da mulher ou lado a lado, se há espaço. É o homem quem puxa a cadeira para a mulher sentar-se. Quando há "Maitre" é ele quem vai a frente, em seguida o homem e depois a mulher. O homem indica o lugar para a mulher, que senta ajudada pelo garçom. Os cardápios são distribuídos para o homem e mulher, cabe ao homem transmitir o pedido, enfim, tudo que a mulher precisar. Se vier um casal amigo cumprimentá-los, o homem deve levantar-se. Ao sair do restaurante, a mulher vai a frente, ou lado a lado. Cabe também ao homem pedir capa, guarda-chuva e sombreiro se houver, como também abrir a porta de saída. No restaurante, quem encomenda os pratos? O rapaz, é claro! Isso após discutirem discretamente suas preferências. Escolhida a mesa, a dama aguarda, em pé, o rapaz empurrar a cadeira enquanto ela senta.

É correto colocar os cotovelos sobre a mesa? Jamais! Não há necessidade disso.

As boas maneiras condenam os cotovelos à mesa, principalmente em ocasiões formais. Mesmo num almoço ou jantar informal, permanecer o tempo todo com os cotovelos sobre a mesa revelam uma maneira rude e invasiva, como quem está prestes a subir sobre a mesa, avançando sobre a pessoa do outro lado. Por outro lado, breves apoios, quando se quer comunicar algo em tom mais baixo ao companheiro do outro lado da mesa, não são tão condenáveis assim. É uma questão de bom senso e equilíbrio.

Nos restaurantes, não fique papeando alto, há pessoas que desejam fazer a refeição em paz.

Não se deve estender a mão, num restaurante, quando se está à mesa ou a outra pessoa o está. Uma saudação com a cabeça é suficiente, mesmo que se chegue à mesa para conversar. Nesse caso, os homens levantam-se para cumprimentar, de longe, a senhora ou senhor.

Em um jantar se uma senhora se levanta todos os homens devem fazer o mesmo, repetindo o gesto quando ela regressar. Sendo um jantar grande, essa obrigação fica limitada aos vizinhos da direita e da esquerda.

No táxi, as senhoras sentam ao lado esquerdo e o homem a direita. Sabemos de antemão que é o cavalheiro quem abre a porta para as senhoras entrarem e saírem.

Se você for apresentado e não entendeu bem o nome, pergunte. É muito importante guardar os nomes dos novos conhecidos. Se você for apresentado a um Chefe de Estado, Ministro ou a outra personalidade e não entendeu o nome, não torne a perguntar.

No teatro, o homem vai a frente a procura de cadeira, na saída é ela quem vai a frente.

Quando há um grupo de pessoas no qual fazemos parte, é sempre melhor dizer: fulano, beltrano e eu. É de bom tom colocar-se modestamente no fim da enumeração.

Pontualidade é o ponto de honra na vida social. Sabendo que a pessoa com quem se trata, não tem essa virtude britânica, marque encontro num lugar agradável, para que a espera não seja cansativa. Deixe a desvantagem para a outra pessoa.

Quem entra num salão ou num elevador residencial, cede o passo aos mais idosos e as senhoras, faz uma saudação com um simples aceno de cabeça. Quem recebeu a saudação, deve corresponder com a mesma gentileza.

Se estiver frio e dois amigos se encontram enluvados, ambos retiram as luvas, antes de dar as mãos. Sendo uma senhora ela conserva as luvas ao encontrar-se com um amigo ou amiga.

Num salão ou recinto fechado, geralmente o saudar é acompanhado do aperto de mãos. Não é obrigatório, sobretudo quando alguém se aproxima de um grupo numeroso. Basta saudar com a cabeça. Se quiser, poderá apertar a mão de uma ou duas pessoas, as quais deve mais respeito.