BACK
Asteroide de 300 metros de diâmetro passará próximo da Terra a 61 mil km/h
noticias.r7.com

Asteroide de 300 metros de diâmetro passará próximo da Terra a 61 mil km/h

2006 HV5 é classificado pela Nasa como possivelmente perigoso, e, se sua órbita for mudada, pode vir a colidir com nosso planeta

Ciência & Tecnologia

Um asteroide, classificado pela Nasa como possivelmente perigoso, passará perto da Terra nesta quarta-feira (26).

Pesquisadores calculam que o meteoro tenha 300 metros de diâmetro e esteja a uma velocidade de 61 mil km/h.

O 2006 HV5 poderá ser visto somente com telescópios potentes, pois estará a uma distância de 2,4 milhões de km. Embora seja uma margem confortável, em termos astronômicos ainda é classificada pelos cientistas como por um triz.

Click to continue reading

Susanna Kohler, da Sociedade Astronômica Americana, afirmou que a rocha espacial é tida como uma raridade do tipo 2 pela agência espacial. Isso significa que um meteorito desse tamanho ou maior só passa pela Terra, em média, uma vez no ano.

Ela disse que o risco de colisão é quase nulo, já que o meteoro vem sendo observado há mais de 17 anos, e os astrônomos podem calcular com extrema precisão as suas localizações futuras.

De acordo com o tabloide britânico Daily Star, o 2006 HV5 é um dos mais de 31 mil objetos próximos da Terra que foram identificados até agora, além de estar entre os 2.300 asteroides que foram classificados como "potencialmente perigosos", e, embora nenhum deles represente uma ameaça, há sempre o risco de que suas órbitas sejam perturbadas, o que pode enviá-los a uma rota de colisão com nosso planeta.