BACK
Internacional

Avião sobrevoa capital dos EUA, não responde rádio, é perseguido por caças da aeronáutica e bate em montanhas

Um avião Cessna Citation violou o espaço aéreo da capital dos Estados Unidos, Washington DC, e o piloto não estava respondendo os chamados dos militares pelo rádio neste domingo (4).

Os militares enviaram caças F-16 para perseguir o avião, que acabou se chocando em uma área montanhosa no estado da Virgínia.

Quatro pessoas estavam a bordo do Cessna, de acordo com a agência de notícias Reuters. Ainda não há informações sobre o que aconteceu com os passageiros. Os caças a jato não causaram o acidente, segundo um oficial dos EUA.

Click to continue reading

Acredita-se que o Cessna estava no piloto automático e não respondeu às autoridades.

A aeronave havia decolado da cidade de Elizabethton, no estado do Tennessee, com destino à cidade de Long Island MacArthur, no estado de Nova York. Antes de chegar ao aeroporto de Long Island, o avião, mudou de direção e foi em linha reta para Washington DC.

O acidente será investigado.

O que é a Norad?

A organização responsável pela supervisão do espaço aéreo nos EUA é o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad). É uma organização militar binacional formada pelos EUA e Canadá.

A entidade é responsável pelo alerta aeroespacial, controle aeroespacial e alerta marítimo na defesa da América do Norte. Sua principal missão é detectar, dissuadir e defender contra possíveis ameaças aeroespaciais.

Os caças F-16 da Guarda Nacional Aérea foram enviados da Base de Andrews, no estado de Maryland.

Incidentes em que pilotos não dão resposta à Norad não são comuns, mas já ocorreram no passado.