BACK
Esportes

Botafogo vence o Grêmio e dispara na liderança do Brasileirão

Resumão

O Botafogo é cada vez mais líder do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, o time carioca foi até Porto Alegre enfrentar o vice-líder Grêmio e venceu por 2 a 0, em duelo pela 14ª rodada. Os donos da casa martelaram e criaram várias chances para abrir o placar durante boa parte do jogo, mas o Fogão mostrou que não é o ponteiro da tabela à toa. O time treinado por Cláudio Caçapa suportou bem a pressão, cresceu no segundo tempo e soube aproveitar os erros do rival para marcar os gols da vitória, com Eduardo e Carlos Alberto. Quem segura o líder?

Classificação

Click to continue reading

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 36 pontos e abriu 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, que agora é o Flamengo. O Grêmio caiu a para a terceira colocação com os mesmos 26 pontos do rubro-negro carioca, mas atrás pelo saldo de gols. Confira aqui a tabela completa.

Arrancada histórica

Se a vantagem de 10 pontos na liderança não é suficiente, a torcida do Botafogo tem outro dado para ficar animada com a possibilidade de título do Brasileirão. Com 12 vitórias em 14 jogos, o time carioca igualou o Corinthians de 2017 com a melhor campanha dos pontos corridos após 14 rodadas. Não custa lembrar: o time paulista, então comandado por Fábio Carille, foi campeão naquele ano.

Fim da invencibilidade

A vitória do Botafogo colocou fim a uma longa invencibilidade do Grêmio em sua Arena. O Tricolor era o única time da Série A que ainda não havia perdido em casa na temporada e estava há quase um ano sem conhecer derrota em seus domínios. A última vez foi em 26 de agosto do ano passado, há 10 meses, contra o Ituano, pela Série B do Brasileirão. O Tricolor vinha de uma sequência de 19 vitórias e cinco empates como mandante até o encontro com o líder do Brasileirão.

O primeiro tempo foi movimentado na Arena, com chances para os dois lados. O Grêmio fez valer o fator casa, tomou a iniciativa e teve as melhores oportunidades. O Tricolor conseguiu boas infiltrações pelo meio e também usou os dois laterais para criar as jogadas, com Reinaldo e João Pedro procurando Suárez. Aos 20, o uruguaio perdeu uma grande chance após passe rasteiro de João Pedro. Já o Botafogo teve sua melhor chance na bola parada. Em cobrança de falta de Eduardo no lado esquerdo, Cuesta cabeceou para o meio da área e Tiquinho Soares completou mandando para o fundo da rede. No entanto, depois da revisão do VAR, foi assinalado impedimento do zagueiro e o gol foi anulado. O Grêmio cresceu, criou oportunidades no fim, mas não foi suficiente para abrir o placar.

Segundo tempo

Parecia que o segundo tempo seria uma repetição da primeira etapa, com o Grêmio martelando. O time gaúcho teve mais uma boa chance logo aos quatro minutos. Após tabela com João Padro, Suárez ficou com o rebote e tentou encobrir Lucas Perri, mas acertou o travessão. O goleiro do Botafogo evitaria o gol dos donos da casa com duas duas grandes defesas aos 17, em finalizações de Suárez e Reinaldo. E também em outro chute de longa distância aos 28. A partir daí, os visitantes cresceram na partida e foram letais no ataque. Aos 29, Bruno Alves perdeu a bola para Segovia na linha lateral, e Di Placido rolou para Eduardo chegar batendo de primeira para abrir o placar. O Grêmio sentiu o baque, e o Botafogo tomou conta do jogo. No fim, aos 42, Reinaldo errou um passe no meio, e a bola passou por Segovia e Marlon Freitas até chegar a Carlos Alberto para ele fazer o segundo do Botafogo e liquidar a partida.

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo no meio de semana. Na quarta-feira (12), às 19h, o Grêmio recebe o Bahia, na Arena, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. No mesmo dia e horário, o Botafogo enfrenta o Patronato, pelo playoff de oitavas de final da Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o Tricolor só volta a jogar no dia 22 contra o Atlético-MG, também em casa, pela 16ª rodada. Já o Fogão recebe o Bragantino no sábado (15), no Nilton Santos, às 21h, pela 15ª rodada.