BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Ciência & Tecnologia

BREAKING: Ondas de ultrassom se mostram eficientes para matar coronavírus

Assim que começaram a surgir os primeiros casos de COVID-19 uma série de experimentos, métodos de engenharia começara a ser pesquisados para destruir o vírus

Agora, os pesquisadores estão focados em outra abordagem: um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostra que ondas de ultrassom em frequências médicas de imagem podem causar o colapso do vírus e ruptura em simulações avançadas.

Os picos, o componente do vírus que se prende a células saudáveis, podem ser vulneráveis a vibrações ultrassônicas dentro da frequência usada em diagnóstico médico por imagem, explicam pesquisadores do MIT em um comunicado à imprensa.

Click to continue reading

Em suas simulações, pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT modelaram a resposta mecânica do vírus às vibrações que ondulam através de sua estrutura através de uma série de frequências de ultrassom.

Eles descobriram que vibrações entre 25 e 100 mega-hertz desencadearam a casca do vírus e os picos para entrar em colapso e começar a romper dentro de uma fração de segundo. As simulações mostraram que o vírus se romperia no ar e na água nas mesmas frequências.

Potencial novo tratamento à base de ultrassom para COVID-19

Embora os pesquisadores do MIT enfatizem que suas descobertas são apenas preliminares e baseadas em dados limitados, eles dizem que a pesquisa indica que um tratamento baseado em ultrassom poderia ser desenvolvido para combater o COVID-19.

"Provamos que, sob efeito de ultrassom, a "casca e os espinhos" do coronavírus vibrarão, e a amplitude dessa vibração será muito grande, produzindo cepas que podem quebrar certas partes do vírus, causando danos visíveis à camada externa e possivelmente danos invisíveis ao RNA dentro", disse Tomasz Wierzbicki, professor de mecânica aplicada no MIT. "A esperança é que nosso trabalho inicie uma discussão em várias disciplinas."

Para suas simulações, a equipe do MIT utilizou conceitos simples da mecânica e física dos sólidos para construir seu modelo computacional da estrutura do vírus. Dados limitados, como imagens microscópicas da "casca do vírus" e picos, foram usados para informar o modelo.

Embora as propriedades exatas do material do pico do vírus sejam desconhecidas, os pesquisadores acreditam que sua simulação abre caminho para novas pesquisas sobre um novo tratamento para o COVID-19.

"Olhamos para a família geral do coronavírus e agora estamos olhando especificamente para a morfologia e geometria do Covid-19", disse Wierzbicki. "O potencial é algo que pode ser grande na atual situação crítica."

Tal tratamento poderia ajudar indivíduos que não tomaram ou não podem tomar a vacina. Também poderia fornecer uma alternativa e uma segurança no caso improvável de que novas mutações do vírus contornem a imunidade concedida pelos vários modelos de COVID-19.

Fonte:

https://www.slashgear.com/ultrasound-waves-kill-coronavirus-in-simulations-16663833/

https://interestingengineering.com/ultrasound-waves-to-kill-coronavirus-in-mit-experiments