BACK
Com 34,8ºC, SP registra novo recorde de temperatura no ano; domingo deve ser mais quente
noticias.r7.com

Com 34,8ºC, SP registra novo recorde de temperatura no ano; domingo deve ser mais quente

A marca histórica de calor em São Paulo é de 37,8°C, registrada em 2014, e pode ser quebrada ainda neste fim de semana

Local

A cidade de São Paulo registrou neste sábado (23) um novo recorde de temperatura máxima em 2023. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 34,8ºC às 16h, que superou os 34,7ºC registrados nesta sexta (22) na capital paulista.

Esta é a quarta quebra de recordes de calor em apenas dez dias na cidade. No dia 13, a temperatura atingiu 33,3ºC e superou a mais alta ano ano té então, de 32,5°C, em 16 de janeiro. No último domingo (17), os termômetros registraram 33,9ºC, mas essa marca perdeu o posto cinco dias depois, quando, na sexta, a temperatura máxima chegou a 34,7ºC. Segundo o Inmet, o inverno na capital paulista foi o mais quente dos últimos 63 anos.

O recorde histórico de calor em São Paulo é de 37,8°C, registrado em 17 de outubro de 2014 e que pode ser quebrado já neste domingo. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, a temperatura pode chegar a 36ºC.

Click to continue reading

"O domingo promete ser um dia de sol forte e muito calor. A expectativa é de um novo recorde de temperatura máxima do ano, que poderá atingir os 36°C no período da tarde. A umidade do ar estará em declínio nas horas de maior aquecimento, com valores mínimos próximos aos 23%. Não há previsão de chuva para a Capital e RMSP", afirma o CGE.

A expectativa a partir de segunda-feira (25), em São Paulo, é de um calor mais ameno, com mínima de 19ºC e máxima de 31ºC, e de aumento da umidade do ar, para mais de 30%.

Primavera aquecida

De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, os meteorologistas do órgão preveem que a estação seja marcada por altas temperaturas, semelhante às registradas durante o verão, com dias quentes e pancadas de chuvas em alguns momentos.

"Devido ao El Niño, a primavera terá características bem típicas do verão, ou seja, teremos dias quentes que, no decorrer das horas, devido à soma do calor com a umidade proveniente do oceano, criará condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios, vento e até mesmo queda de granizo."

Os modelos meteorológicos da Defesa Civil indicam que o início de outubro será mais seco, enquanto a segunda quinzena do mês tende a ter mais episódios de chuva, porém em forma de pancadas isoladas. Um frio mais intenso poderá ser sentido no fim do mês.