BACK
Dieta e beleza vegana: descubra 4 mentiras e 1 verdade sobre estilo de vida sem itens de origem animal
www.purepeople.com.br

Dieta e beleza vegana: descubra 4 mentiras e 1 verdade sobre estilo de vida sem itens de origem animal

Você sabia que novembro é considerado o mês mundial do veganismo? Para tirar dúvidas e mitos que cercam esse estilo de vida, o Purepeople conversa com um time de especialistas na matéria a seguir:

Social & Lifestyle

Você sabia que novembro é considerado o mês mundial do veganismo? Para tirar dúvidas e mitos que cercam esse estilo de vida, o Purepeople conversa com um time de especialistas na matéria a seguir:

Optar pela dieta vegana - e também por um estilo de vida sem elementos de origem animal - é um hábito cada vez mais popular no Brasil. Em dados de 2018 do Ibope, cerca de 37 milhões de brasileiros se consideram veganos ou vegetarianos (entenda aqui a diferença entre os termos!).

Além da alimentação, aderir a uma rotina de beleza sem produtos de origem animal é essencial para quem busca aderir a esse estilo de vida. O Dia Mundial do Veganismo é celebrado neste 1º de novembro, data que também marca o início do mês mundial do veganismo. Por isso, o Purepeople reuniu especialistas para te contar 4 mentiras e 1 verdade sobre dieta e beleza vegana. Confira em detalhes a seguir!

Click to continue reading

DIETA VEGANA SEMPRE É MAIS SAUDÁVEL?

Mito! A nutróloga Dra. Marcella Garcez pontua que uma dieta vegana sem orientação especializada pode acabar contendo muitos alimentos ultraprocessados. "Muitos desses produtos produzidos a partir de plantas, especialmente as carnes, são considerados alimentos ultraprocessados, isto é, são formulações industriais fabricadas a partir de substâncias extraídas ou derivadas de outros alimentos (no caso, as plantas) e sintetizadas em laboratório (corantes, aromatizantes, conservantes e aditivos)", indica.

"Esse processamento é o que torna tais alimentos mais agradáveis ao paladar e similares aos produtos que se propõem a substituir, mas também é o que faz com que não sejam tão saudáveis quanto os alimentos in natura, podendo, dependendo da composição, aumentar o risco de certos problemas de saúde, como obesidade, colesterol e doenças cardiovasculares", lista a médica.

Ela explica que é importante prestar atenção ao que você está comprando e entender como aquele produto foi fabricado e o que traz em sua composição. "A melhor opção para aqueles que desejam abandonar os produtos de origem animal de maneira realmente saudável é apostar nas preparações caseiras de alimentos vegetais in natura", orienta.

DIETA VEGANA FAZ O CABELO CAIR MAIS?

Mito! Se bem estruturada, a dieta vegana não interfere na saúde e crescimento dos fios, destaca a explica a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).

"No entanto, falta de proteínas, ferro, zinco e vitaminas podem ocasionar eflúvio telógeno, ou seja, a queda dos fios. Quando pensamos em construção do fio de cabelo, dois aminoácidos essenciais são mais relevantes: a metionina e a lisina", conta.

Por isso, a dieta vegana precisa contar com alimentos fontes desses aminoácidos, como feijão, lentilha, brotos, soja, grão de bico, quinoa, amêndoa, nozes e castanha-do-Pará. "A tradicional combinação brasileira de feijão com arroz é eficiente porque garante os dois: o arroz é rico em metionina e deficiente em lisina, enquanto o feijão é rico em lisina e deficiente em metionina", explica a dermatologista.

COSMÉTICOS VEGANOS SÃO MAIS FRACOS QUE OS TRADICIONAIS?

Mito! A farmacêutica Maria Eugênia Ayres aponta que não há nenhuma definição oficial para cosméticos veganos, mas esses produtos normalmente são classificados como cosméticos que não possuem ingredientes de origem animal (carne, aves, peixe, ovos, laticínios, mel, própolis, geleia real, entre outros), nem subprodutos de animais (tais como corantes de insetos, seda etc.) e que também não são testados em animais (ingredientes e produto finalizado).

"Os benefícios dos cosméticos veganos são os mesmos que os tradicionais. Eles ajudam a hidratar, retardar sinais de envelhecimento e fazer tudo aquilo que os convencionais fazem, mas sem utilizar produtos de origem animal. Para isso, utilizam equivalentes químicos e vegetais, garantindo os cuidados da pele e da beleza", garante Maria Eugênia.

DIETA VEGANA É MAIS EFETIVA NA PROTEÇÃO DOS RINS

Verdade! Esse tipo de dieta também pode trazer benefícios aos rins, de acordo com explica a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

"Uma alimentação baseada em verduras, legumes e grãos está associada à diminuição de fatores de risco relacionados à doença renal. Isso acontece porque há um maior aporte de fibras e antioxidantes na dieta. Esses nutrientes ajudam o corpo contra componentes inflamatórios e o estresse oxidativo. Além disso, a dieta vegana reduz o risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica – três problemas que são altamente relacionados com doenças renais", diz a nefrologista.