BACK
Política

Entrega de medalhas a líderes do governo Lula irritou militares

A concessão de medalhas da Marinha a líderes do governo Lula, em julho, teria enfurecido militares, segundo reportou, na última quinta-feira (31), o blog de Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Entre os nomes condecorados estava o deputado José Guimarães (PT-CE), que recebeu a Ordem do Mérito Naval. O parlamentar é o mesmo que teve um de seus assessores flagrados, no Aeroporto de Congonhas, há sete anos, com 100 mil dólares (cerca de R$ 481 mil na cotação atual) na cueca e mais de R$ 200 mil em uma mala.

A honraria teve como objetivo homenagear militares do mar ou civis que contribuíram para o país com serviços relevantes ou que se destaquem em sua área pelo valor pessoal e também pela dedicação à Marinha.

Click to continue reading

A entrega da honraria a José Guimarães ocorreu na sede do Clube Naval, em Brasília. Na ocasião, também receberam a homenagem ministros da Esplanada e congressistas aliados do presidente Lula.

Em um dos principais escândalos ocorridos no período do mensalão, o assessor de José Guimarães, José Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de Congonhas em 2005 após ser flagrado com dinheiro escondido. A polêmica provocou a saída do irmão do deputado, José Genoíno, da direção do Partido dos Trabalhadores (PT) no dia seguinte.

O processo acabou prescrito em agosto de 2021, quando a Justiça Federal encerrou a ação contra Guimarães e seu assessor por suspeita envolvimento no episódio. A 11ª Vara Federal do Ceará determinou a extinção de possibilidade de qualquer punição criminal por falta de provas.