BACK
Minigênio brasileiro de 10 anos é aceito em duas instituições internacionais de superdotados - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Minigênio brasileiro de 10 anos é aceito em duas instituições internacionais de superdotados - Só Notícia Boa

Um minigênio brasileiro acaba de ser aceito em duas instituições renomadas internacionalmente para prodígios. Bernardo Biondi, de 10 anos, é morador de Jundiaí (SP). Ele foi aceito na Intertel, uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo, e no Mensa Brasil, outra associação que busca identificar e estimular a inteligência humana para benefício […]

Conhecimento

Um minigênio brasileiro acaba de ser aceito em duas instituições renomadas internacionalmente para prodígios. Bernardo Biondi, de 10 anos, é morador de Jundiaí (SP). Ele foi aceito na Intertel, uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo, e no Mensa Brasil, outra associação que busca identificar e estimular a inteligência humana para benefício da sociedade.

Com QI (Quociente de Inteligência) de 136, Bernardo é autor de sete livros. Aprendeu a ler os 5 anos. Depois de avaliações neuropsicológicas, no ano passado, foi diagnosticado com altas habilidades.

“O que a gente espera é que, realmente, ele tenha um futuro brilhante pela frente, que consiga realizar tudo que ele quiser, porque acho que isso é o mais importante e que seja feliz”, disse Aline Biondi, a mãe do Bernardo.

Click to continue reading

A vida em transformação

A mãe do ‘minigênio’, conta que o filho sempre demonstrou aptidão para várias coisas, mas que a família imaginava que ele seria apenas uma criança esperta com informações novas e sem dificuldades na escola.

Porém, a mãe disse que teve medo, inicialmente.

“O que faz da situação incomum é o medo de supervalorizar as habilidades do filho, para que a gente também não coloque uma expectativa muito grande sobre a criança, né? Então, a gente sempre achava isso normal. Mas um dia, minha cunhada falou: ‘Eu acho que vocês têm que buscar fazer um diagnóstico, tem alguma coisa diferente”, disse Aline.

Descobriram após brincadeira

A avó do Bernardo resolveu testar as habilidades do neto em uma brincadeira e só daria sorvete para quem dos irmãos acertasse a raiz quadrada de determinado número.

“Era um número que tinha vírgula no resultado e o Bernardo respondeu. Ela perguntou para a Alexa, porque ela mesma não sabia a resposta, e realmente era a resposta certa”, afirmou a mãe.

Ao procurar especialistas, Aline disse que ficou perplexa com o resultado dos exames.

“Fiquei meio chocada, no início, demorei um tempo pra entender, porque é uma responsabilidade como pais. No início do ano, recebemos o resultado que ele tem altas habilidades, superdotação, de que o QI está acima de 99% das crianças na mesma idade.”

Como diagnosticar um prodígio

De acordo com a neuropsicóloga Adriana Reame, que fez as avaliações do ‘minigênio’, isso é algo raro de ser encontrado.

O Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior, aquele entre 110 e 120 indica inteligência superior e entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média.

“Não é sempre que isso acontece”, disse a especialista. “O Bernardo é uma criança muito curiosa, gosta de aprender, está sempre à frente, está interessada, esse é um viés de uma superdotação de uma criança que tem altas habilidades, quase um prodígio. É muito difícil achar uma criança dessa forma”, disse Adriane.

De acordo com a especialista, diagnosticar superdotados é um desafio.

“Geralmente, uma criança superdotada é uma criança muito criativa, pode ser comunicativa como pode também viver no mundo dela, que são aquelas crianças que, às vezes, a gente vê que decora lista telefônica, sabe? “, afirmou.

Adriane Reame disse que são crianças com uma inteligência muito dinâmica.

“Aí, a criança não constrói uma inteligência muito dinâmica, fica presa à memória. Então, ela tem uma questão que ela não mistura os campos da inteligência, não tem um raciocínio muito rico. Ela pode ter um diagnóstico de superdotação em um outro viés.”

Com informações do Tem Mais:

https://jundiai.temmais.com/especiais/mini-genio-de-jundiai-e-aceito-em-associacao-mundial-com-qi-de-136/