BACK
Cultura & Entretenimento

Morre o ator vencedor do Oscar Alan Arkin, aos 89 anos

Alan Arkin, ganhador de um Oscar por seu papel no filme Pequena Miss Sunshine, morreu aos 89 anos nesta quinta-feira (29) na Califórnia, conforme anunciaram os filhos do ator nesta sexta (30). A causa da morte, porém, não foi especificada.

– Nosso pai era uma força da natureza excepcionalmente talentosa, tanto como artista quanto como homem. Um marido, pai, avô e bisavô amoroso, ele era adorado e fará muita falta – disseram em comunicado.

Nascido no Brooklyn, em Nova Iorque, Arkin começou no show business em uma peça da Broadway e estreou no cinema em 1966 com um papel em Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator e ao Globo de Ouro.

Click to continue reading

O papel em Por que tem de ser assim, de 1968, lhe rendeu outra indicação. Mas foi somente em 2006 que ele levou a estatueta por Pequena Miss Sunshine, no qual interpreta o avô da protagonista Olive (Abigail Breslin).

Ele ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel de Edwin, um veterano da Segunda Guerra Mundial expulso de uma casa de repouso por usar e vender heroína.

Arkin publicou seis livros, escreveu e dirigiu dois curtas-metragens e estrelou a série 100 Centre Street. Na televisão, ele também participou de séries como Segredos do Pentágono, Fuga de Sobibor e Chicago Hope.

Ele é pai dos atores Adam Arkin, Anthony Arkin e Matthew Arkin.

*EFE