BACK
Pastor alemão é uma das raças favoritas para ser 'cão policial' em aeroportos; saiba o motivo
rpet.r7.com

Pastor alemão é uma das raças favoritas para ser 'cão policial' em aeroportos; saiba o motivo

'Este é o cachorro que melhor combina a capacidade de farejar com a de obediência, disciplina e guarda', afirma especialista

Local

Um pastor-alemão do 15º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar virou notícia na última segunda-feira (24), quando impediu o envio de drogas para a Europa. O cachorro localizou os entorpecentes nas malas despachadas por meio do seu faro apurado, no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Por conta disso, o RPet conversou com especialistas para saber mais sobre essa raça, tão presente em apreensões e ações contra criminosos e, por isso, conhecida como "cão policial".

"Isso acontece por sua bravura, fidelidade e por ser destemido. É uma raça muito completa", diz o comportamentalista e adestrador animal Fernando Lopes, que fala mais sobre a habilidade que os pastores-alemães possuem de farejar algumas substâncias. "Eles têm uma capacidade olfativa muito maior que alguns cães", complementa.

Werner Grau, advogado e protetor de animais, explica que a preferência da raça pelos policiais é por conseguirem mesclar algumas características. "O pastor-alemão é o cão que melhor combina a capacidade de farejar com a de obediência, disciplina e guarda. Além de também ter um porte grande", enumera.

Click to continue reading

Fernando ilustra a capacidade desses cachorros usando como exemplo um dos "parentes" da raça, o pastor-belga-malinois. "Com manipulação genética, obtivemos um pastor mais rápido, que também é usado para descobrir drogas e achar pessoas", afirma.

Fernando conta que a raça teve sua origem na Alemanha, por volta do século 19, e que nasceu de forma espontânea. "Não teve muita manipulação genética", comenta.

O adestrador diz que o pastor-alemão é um cachorro "acima da média". "É um cão com o faro muito apurado, um pouco mais inteligente que os outros da espécie, fiel e corajoso", exalta.

Apesar disso, mesmo que os pastores-alemães sejam animais excelentes para serem um "cão de companhia", não são os melhores pets para se ter em um apartamento. "Eles precisam de espaço, fazer exercícios, farejar muito e treinar essas habilidades de trabalho", alerta Fernando.

Adaptação ao adestramento

O pastor-alemão é um cão fácil de adestrar, porque se adapta muito rápido e é atento. Além disso, se treinado como guarda, por exemplo, não machucará as pessoas. "Ele pode até atacar, mas não fere o ladrão, apenas o imobiliza. O que é diferente dos cães de outra raça, que não são pastores, que mordem", conta Fernando.

O comportamentalista cita que é um cachorro muito utilizado também em áreas rurais como pastor. "Ainda é usado para pastoreio de ovelhas e até gado", diz.

A raça tem predisposição para alguma doença?

O pastor-alemão tem uma certa predisposição para displasia, que é basicamente uma espécie de má-formação nas articulações, que afeta muitos pets de grande e médio porte, segundo Fernando.

"Quem quiser adotar um pastor-alemão, é ótimo procurar saber se os pais e os avós daquele cão tiveram displasia, porque é uma doença degenerativa e que não tem cura", indica.