BACK
Negócios

Principal porto de carga do Reino Unido dá início a oito dias de greve

Felixstowe, um dos principais portos de cargas do Reino Unido, começou neste domingo (21) uma greve de oito dias. Essa é mais uma das paralisações em vários setores para exigir salários mais altos diante da inflação recorde de 10%. Recentemente, o transporte público teve três dias consecutivos de greves. A última greve registrada de Felixstowe foi em 1989.

O porto movimenta cerca de quatro milhões de contêineres por ano. Quase 2 mil membros do sindicato Unite, incluindo operadores de guindastes e máquinas, bem como estivadores, deixaram o emprego para exigir salários mais altos em meio à crise.

De acordo com o sindicato Unite, que convocou a greve em Felixstowe, a paralisação terá um forte impacto no porto, por onde transitam cerca de 2.000 cargueiros anualmente. “Felixstowe é muito lucrativo. Os últimos números mostram que em 2020 teve um lucro de 61 milhões de libras (72 milhões de dólares)”, disse a secretária-geral da Unite, Sharon Graham. “A empresa matriz, CK Hutchison Holding Ltd, é tão rica que no mesmo ano distribuiu 99 milhões de libras aos seus acionistas. Eles podem, portanto, dar aos trabalhadores de Felixstowe um aumento salarial adequado”, acrescentou.

Click to continue reading

A empresa, por sua vez, diz ter proposto um aumento salarial de 8% em média, e cerca de 10% para os salários mais baixos.