BACK
Série 'The Crown' pode mudar a imagem da monarquia britânica? - BBC News Brasil
www.bbc.com

Série 'The Crown' pode mudar a imagem da monarquia britânica? - BBC News Brasil

Público mais jovem pode estar vendo o drama real como uma lição de história e não ficção, alertam especialistas.

Cultura & Entretenimento

O público mais jovem, que não guarda recordações dos anos 1990, provavelmente será "muito influenciado" em suas opiniões sobre a monarquia britânica pela dramatização daquela época na quinta temporada da série de TV The Crown, segundo uma especialista na realeza britânica.

"Acho muito provável que esses episódios da Netflix serão considerados um semidocumentário", afirma a professora Pauline Maclaran, do Centro de Estudos da Monarquia Moderna do Royal Holloway, da Universidade de Londres. "Nós já sabemos que a realeza é muito menos popular junto a essa geração."

E ela espera que a nova temporada da série, que aborda o complicado relacionamento entre a princesa Diana e o então príncipe Charles, gere ainda menos simpatia pela monarquia entre os jovens.

Click to continue reading

"Eles provavelmente perceberão Diana como vítima do tratamento que ela recebia de Charles", diz a escritora especializada na realeza.

Existem questionamentos sobre a realidade dos fatos mostrados na série, mas Maclaran afirma que o impacto real do programa de TV é a sua mensagem emocional, especialmente depois de filtrada pelas redes sociais.

A série tem elementos característicos de uma novela sobre a realeza. A dramatização dos relacionamentos humanos gera emoções e opiniões no público, independente de qualquer advertência sobre sua imprecisão histórica.

Entre os espectadores da Geração Z, Maclaran espera ver Diana emergir como "ícone cultural", com os jovens identificando-se com suas dificuldades pessoais, sua defesa de causas públicas e seu questionamento das instituições formais. Nas redes sociais, a princesa é um meme para os marginalizados.

A história de Diana, interpretada pela atriz Elizabeth Debicki, é a principal da última temporada. Os mais jovem não têm recordações da princesa ainda viva.

"Essas representações na mídia podem ser muito poderosas", segundo a professora Maclaran.

Os jovens também parecem mais dispostos a aceitar a autenticidade da versão de The Crown. Uma pesquisa do instituto britânico YouGov concluiu que os jovens com 18 a 24 anos de idade estão três vezes mais dispostos que os idosos com mais de 65 anos a acreditar que a nova série de The Crown é precisa.