BACK
Temperaturas globais devem atingir níveis recordes nos próximos 5 anos, alerta ONU | Metrópoles
www.metropoles.com

Temperaturas globais devem atingir níveis recordes nos próximos 5 anos, alerta ONU | Metrópoles

De acordo com relatório da ONU, existe a possibilidade de um dos próximos cinco anos ser o mais quente da história

Ciência & Tecnologia

Os próximos cinco anos serão marcados por temperaturas globais a níveis recordes por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño, que está ocorrendo naturalmente. O alerta foi feito, nesta quarta-feira (17/5), pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O relatório da agência da ONU afirma que existe 98% de chance de um — entre os próximos cinco anos — ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais.

Intitulado Atualização Global Anual para Decadal do Clima, o documento é produzido pela agência da ONU em parceria com especialistas do Reino Unido.

Click to continue reading

Segundo o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, o relatório não significa que a humanidade estará permanentemente excedendo a marca de 1.5°C, especificada no Acordo de Paris sobre Mudança Climática. Porém, ele mostra se tratar de um alarme de que esse limite será rompido com maior frequência no futuro. A marca de 1.5ºC é o chamado “limite seguro” das mudanças climáticas.

De acordo com o documento divulgado nesta quarta, existe 66% de chance de a temperatura média anual próxima à superfície global entre este ano e 2027 ultrapassar os níveis pré-industriais de 1.5°C por pelo menos um ano.

Um outro fator é que o fenômeno El Niño, que deve evoluir nos próximos meses, apareça em um cenário de combinação de mudança climática induzida por seres humanos que levará as temperaturas globais a patamares desconhecidos.

O relatório também mostra que o aquecimento do Ártico poderá ser três vezes mais alto que a média global.

Taalas acredita que esse quadro poderá causar impactos sobre a saúde, a segurança alimentar, o gerenciamento de mananciais de água e o meio ambiente.

Em 2022, a média de temperatura global foi de 1.15°C acima da média de 1850-1900.

A influência de resfriamento das condições do fenômeno La Niña sobre a maior parte dos últimos três anos controlou, temporariamente, tendência de aquecimento a longo prazo.

Com informações da ONU News