BACK
Internacional

Trump classifica como ‘fraude total’ investigação sobre ataque ao Capitólio: ‘Mentira completa’

Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump classificou nesta sexta-feira, 17, como “esquerdistas radicais” os membros do comitê do Congresso que apuram o ataque ao Capitólio, realizado em 6 de janeiro de 2021 e que deixou centenas de feridos, além de cinco mortos. Para o republicano, a investigação é uma “fraude total” – as declarações acontecem no dia seguintes do comitê concluir que o antigo mandatário pressionou o seu vice-presidente, Mike Pence, a bloquear a ratificação da vitória eleitoral do democrata Joe Biden, mesmo sabendo que o seu plano era “ilegal”. “Cada membro é um esquerdista radical que nos odeia. Estão tecendo uma falsa narrativa e uma tentativa arrepiante de perseguir os seus opositores políticos”, disse Trump, durante um comício em Nashville, no Tennessee.

Trump comentou que a investigação do comitê se baseia em vídeos “manipulados” e declarações “retiradas do contexto”, e visa prejudicar a imagem dos republicanos antes das eleições de meio de mandato de novembro. “Tudo o que dizem é uma mentira completa e uma fraude total”, disparou o magnata. Os vídeos citados na audiência contaram com várias testemunhas interrogadas no passado pelo comitê, incluindo a filha e ex-assessora Ivanka Trump, que declararam que o então presidente ligou para Pence, que presidiria a sessão do congresso para ratificar a vitória de Biden, para pressioná-lo.

Trump, no entanto, disse que não pediu a Pence para “decidir” o resultado das eleições, mas para enviar os resultados para os congressos estaduais para análise. “Mike Pence teve a oportunidade de ser grande. Ele teve a oportunidade de fazer algo histórico. Mas, tal como Will Barr e outras pessoas fracas, ele não teve a coragem de agir”, disse Trump, que tem estado em desacordo com o ex-vice-presidente desde então. Naquele dia, uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o Congresso para interromper a sessão, um ataque no qual cinco pessoas morreram, e cerca de 140 agentes foram agredidos. Pouco antes, Trump fez um discurso inflamado perto da Casa Branca, onde encorajou os apoiadores a ir ao Capitólio em meio às suas acusações infundadas de que os democratas tinham cometido fraude eleitoral.