BACK
Economia

Venda de máquinas agrícolas tem redução de 3,6% em maio

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou nesta sexta-feira (7), em sua apresentação de resultados mensais, que as vendas de máquinas agrícolas seguem em baixa no Brasil. Segundo a entidade, as aquisições de equipamentos do agro caíram 3,6% de abril para maio, somando 4,75 mil unidades.

Frente a maio de 2022, o setor mostrou retração, com redução de 13,4% nas vendas de máquinas agrícolas, entre tratores de rodas e colheitadeiras de grãos. No acumulado desde o início do ano, as vendas de máquinas agrícolas mostram queda de 7,2%, com 23,8 mil unidades de janeiro a maio.

VEÍCULOS EM GERAL

Click to continue reading

A Anfavea também informou nesta sexta que houve uma queda de 7,1% na produção de veículos no mês passado, quando comparada ao volume de junho de 2022. No total, 189,2 mil unidades foram montadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O número representa uma redução de 17% em relação à produção de maio, quando as montadoras reforçaram os estoques à espera da corrida dos consumidores às concessionárias por causa dos descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil patrocinados pelo governo.

De janeiro a junho, 998,6 mil veículos foram vendidos no país, 8,8% a mais do que no primeiro semestre do ano passado. O balanço da Anfavea mostra ainda queda de 22,6% das exportações, no comparativo de junho com igual mês do ano passado. Os embarques, de 36,6 mil veículos no mês passado, caíram 17,4% contra maio.

*AE