BACK
Ciência & Tecnologia

BRASIL APOIA PROJETO DOS EUA PARA O 5G E SE AFASTA DE TECNOLOGIA DA CHINA

O Governo Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Newtork, lançada pelo Governo Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China.

O programa ao qual o Brasil aderiu pretende proteger seus participantes de invasões e violações às informações particulares de cidadãos e empresas

Isso ocorre com repúdio a entidades classificadas como agressivas e inimigas da liberdade, a exemplo do Partido Comunista da China

Click to continue reading

"O Brasil apoia os princípios contidos na proposta do Clean Network feita pelo EUA, inclusive na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)", afirma um comunicado conjunto emitido em parceria entre os Governos dos Estados Unidos e do Brasil.

Sempre visando garantir a soberania do povo brasileiro, o Chanceler Ernesto Araújo afirmou que o Brasil “está determinado a participar de todas as discussões de parâmetros e regras na OCDE”, no tocante a esta iniciativa.

O Ministro da Economia Paulo Guedes também comentou o assunto, lembrando que países como EUA e Reino Unido barraram tecnologias de empresas como a Huawei:

"Não queremos perder a revolução digital, mas há esses alertas geopolíticos. Estamos analisando e estudando essa questão"

Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo afirmou que, assim como o Brasil, quase 50 países, 170 empresas de telefonia e muitas das maiores companhias do mundo já se filiaram ao consórcio Clean Network.

Como incentivo, o governo dos EUA ofereceu financiamento às empresas de telecomunicações brasileiras, visando que estas adotem fornecedores ocidentais e mais seguros, repudiando empresas classificadas em relatórios como de comportamento perigoso, a exemplo da Huawei.

Nesta e em todas as outras questões cabíveis, o Governo Bolsonaro segue firme em seus compromissos fundamentais:

garantir ao povo brasileiro sua soberania, fortalecendo o livre mercado e assegurando o direito de todos à privacidade e à liberdade em todas as maneiras.