BACK
Economia

JBS anuncia venda de ações na Bolsa de Nova Iorque

A JBS apresentou um pedido de registro à SEC, órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, e busca a aprovação dos acionistas para negociar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) por meio de uma listagem direta.

A JBS tem tentado listar suas ações no mercado americano há mais de uma década, mas enfrentou dificuldades devido ao cenário econômico desfavorável e aos escândalos de corrupção envolvendo os irmãos Wesley e Joesley Batista.

O CEO da empresa, Gilberto Tomazoni, acredita que dessa vez a JBS terá sucesso, pois o modelo de reorganização societária escolhido para estrear no mercado americano é mais simples do que nas tentativas anteriores.

Click to continue reading

A empresa adotará uma política de ações duplas, concedendo mais direitos de voto aos seus acionistas controladores, a família Batista. Os acionistas ordinários da JBS terão a opção de converter suas ações em ações Classe B, com dez votos cada, até 2026 e sob certas condições.

– A dupla listagem criará condições para valorização da Companhia, ampliará a capacidade de financiar o seu crescimento a um menor custo, acelerando sua estratégia de diversificação, de valor agregado e marca, ao mesmo tempo em que criará mais oportunidades para as comunidades onde opera e para os mais de 260 mil colaboradores em todo o mundo – diz o CEO em comunicado.

Pensando em abrir caminho para que os bancos de Wall Street subscrevam qualquer oferta da JBS, a empresa tomou medidas para eliminar obstáculos que impediam sua listagem nos EUA, incluindo acordos com o Departamento de Justiça e a SEC relacionados a corrupção e infrações contábeis.

A listagem nos Estados Unidos é vista como fundamental para que a JBS acesse um grupo mais amplo de investidores institucionais e melhore a confiança em seus padrões de governança corporativa, reduzindo os custos de financiamento e aumentando sua avaliação em relação aos concorrentes americanos.