BACK
Malhar ajuda a prevenir Alzheimer, revelam cientistas da USP e Unifesp - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Malhar ajuda a prevenir Alzheimer, revelam cientistas da USP e Unifesp - Só Notícia Boa

Um novo estudo científico publicado recentemente revelou que o malhar, pode ser um super aliado para prevenir os sintomas do Alzheimer, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A pesquisa, que foi conduzida por especialistas na área da saúde, ressalta a importância de um estilo de vida ativo na manutenção da saúde cerebral. […]

Social & Lifestyle

Um novo estudo científico publicado recentemente revelou que o malhar, pode ser um super aliado para prevenir os sintomas do Alzheimer, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A pesquisa, que foi conduzida por especialistas na área da saúde, ressalta a importância de um estilo de vida ativo na manutenção da saúde cerebral.

De acordo com o estudo, que foi realizado por pesquisadores de renomadas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), o exercício físico resistido tem a capacidade de estimular a produção de substâncias benéficas ao cérebro, como fatores neurotróficos, que auxiliam na sobrevivência e no crescimento dos neurônios, além de promover a redução da inflamação cerebral.

Os pesquisadores conduziram experimentos em ratos de laboratório, nos quais os animais foram submetidos a um programa de musculação. Os resultados foram promissores, indicando que os ratos que se exercitaram apresentaram uma melhoria significativa na função cognitiva e na memória, em comparação com aqueles que não foram submetidos ao exercício físico resistido.

Click to continue reading

Efeito protetor

A pesquisa também revelou que o exercício físico resistido pode ter um efeito protetor contra a formação de placas beta-amiloides, que são características da doença de Alzheimer. Essas placas são formadas pelo acúmulo anormal de proteínas no cérebro e estão associadas à degeneração neuronal e ao declínio cognitivo.

O estudo ressalta que a musculação, especificamente, mostrou-se eficaz na prevenção dos sintomas do Alzheimer, mas outros tipos de exercícios físicos também podem trazer benefícios para a saúde cerebral. Atividades aeróbicas, como corrida, natação e dança, além de exercícios de equilíbrio, como ioga e tai chi, também foram citadas como formas de estimular a saúde cognitiva.

Mais estudos são necessários

Embora a pesquisa seja promissora, os cientistas enfatizam que é necessário realizar mais estudos em humanos para confirmar esses resultados e entender melhor os mecanismos pelos quais o exercício físico resistido atua na prevenção do Alzheimer.

No entanto, os resultados até agora sugerem que a adoção de um estilo de vida ativo, que inclua a prática regular de musculação e outros exercícios físicos, pode ter um impacto positivo na saúde cerebral e na redução do risco de desenvolver doenças neurodegenerativas.

Os especialistas destacam que é importante incentivar as pessoas de todas as idades a incorporarem o exercício físico em suas rotinas diárias, buscando sempre o acompanhamento de profissionais da saúde para orientação adequada sobre a prática dos exercícios e a intensidade adequada para cada indivíduo.

Com informações de Diário da Saúde.

https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=exercicio-fisico-resistido-como-musculacao-previne-sintomas-alzheimer&id=15981