BACK
Poder da bondade: é antídoto contra a crueldade e combate depressão - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Poder da bondade: é antídoto contra a crueldade e combate depressão - Só Notícia Boa

Duas notícias boas sobre o poder da bondade. Na primeira, o Papa Francisco disse que “bondade é o antídoto contra a maldade”, a crueldade, e falou que é necessário exercer mais gentileza e compartilhar a verdade com a caridade… e “escutar com o ouvido do coração”, como pregava Santo Agostinho. A outra notícia boa, publicada […]

Social & Lifestyle

Duas notícias boas sobre o poder da bondade. Na primeira, o Papa Francisco disse que “bondade é o antídoto contra a maldade”, a crueldade, e falou que é necessário exercer mais gentileza e compartilhar a verdade com a caridade… e “escutar com o ouvido do coração”, como pregava Santo Agostinho.

A outra notícia boa, publicada na revista científica no The Journal of Positive Psychology, mostra que a bondade e a gentileza são tratamentos eficientes para combater a tristeza e a depressão. Sabia?

O estudo analisou 122 homens e mulheres com sintomas de ansiedade, estresse e depressão, após as análises, concluiu que quando eles praticavam atitudes positivas obtinham melhora do estado geral de saúde mental.

Click to continue reading

Pedido do Papa

A mensagem do Papa desta semana sugere mais compreensão no lugar da raiva e do confronto em tempos tão desafiadores. “A bondade não é apenas uma questão de ‘etiqueta’, mas um verdadeiro antídoto contra a crueldade”, ensinou o Papa Francisco na mensagem para o Dia das Comunicações Sociais.

O ensinamento do Santo Padre que diz que “bondade é o antídoto contra a maldade” é uma mensagem é válida para todos. O Papa Francisco foi mais adiante: a gentileza é fundamental para a vida. É a prática da máxima popular de “gentileza gera gentileza”.

“Precisamos dela [gentileza] no campo da mídia, para que a comunicação não fomente a aspereza que exaspera, crie raiva e leve aos confrontos, mas ajude as pessoas a refletirem e interpretarem com tranquilidade, com espírito crítico, mas sempre respeitoso , a realidade em que vivem.”

Transformação

O Papa Francisco ressaltou que, muitas vezes, as palavras transformam: “ações bélicas de violência hedionda”. “Toda retórica beligerante deve ser rejeitada, assim como toda forma de propaganda que manipula a verdade, desfigurando-a para fins ideológicos.”

Para o Santo Padre, o poder das palavras tem longo alcance. “Somos o que comunicamos”, disse ele.

Recordando os ensinamentos dos santos, o Padre pediu que todos passem a escutar com o coração.

“Não tenhais o coração nos ouvidos, mas os ouvidos no coração”, ensina Santo Agostinho. “São Francisco de Assis exortava os seus irmãos a ‘inclinar o ouvido do coração’”, acrescentou.