BACK
Vinhos da Mantiqueira: 5 vinícolas da serra para conhecer já! | CNN Viagem & Gastronomia
viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br

Vinhos da Mantiqueira: 5 vinícolas da serra para conhecer já! | CNN Viagem & Gastronomia

Vinhos da Mantiqueira: 5 vinícolas da serra para conhecer já! . Confira na íntegra na CNN Brasil.

Viagem

É na divisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que se encontra mais uma das maravilhas naturais do Brasil: a Serra da Mantiqueira. A cadeia de montanhas abrange cidadezinhas encantadoras em terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude. Além de suas belezas e clima ameno, a Mantiqueira tem um novo protagonista: o vinho. E é para lá, para desvendar essa produção e conhecer esses rótulos, que o CNN Viagem & Gastronomia* te leva. Veja o programa completo aqui ou no final desta matéria.

Conhecida por sua tradição cafeeira, vários cafezais da Mantiqueira agora são a morada de videiras: a região tem despontado como uma ótima produtora de vinhos, principalmente os tintos. Ali, em cidades de São Paulo e no sul de Minas, pude ver de perto como a tecnologia tem driblado as condições climáticas e produzido bebidas que nada perdem para os rótulos internacionais mais cobiçados.

É através da poda invertida – ou dupla poda – que a produção por ali tem revolucionado nossa história na área. Em linhas gerais, ela é realizada no período oposto ao considerado “ideal”: o ciclo é invertido, permitindo que os frutos amadureçam durante o outono, com dias ensolarados e secos e noites frias, escapando do período chuvoso e colhendo-se no inverno.

Click to continue reading

A técnica é recente e foi criada pelas mãos do agrônomo brasileiro Murillo de Albuquerque Regina, mestre em viticultura pela Université de Bordeaux II, que brinca que o sul de Minas possui o “clima perfeito na hora errada” para o desenvolvimento das uvas. As variedades syrah e sauvignon blanc, por exemplo, são as mais tradicionais das vinícolas paulistas e mineiras, as quais chegaram mais intensamente na região por volta dos anos 2000.

Assim, a junção de tecnologia e da obstinação dos apaixonados pela bebida tem colocado o vinho brasileiro na rota mundial. Mas uma coisa é certa: sem uva, não há mágica. E ali, na Mantiqueira, elas estão cada vez mais adaptadas a estas terras.

Parte da cadeia da vitivinicultura, o enoturismo tem ganhado destaque por ali também, a exemplo das vinícolas Guaspari, Casa Verrone e Casa Geraldo. Elas unem o melhor da produção da uva e da gastronomia, aliando história, cultura e lindas paisagens, tudo isso aos pés da Mantiqueira.

Assim, a história enogastronômica da Serra da Mantiqueira ainda é muito precoce, mas os resultados já são muito frutíferos. É um convite para viajarmos pelos sabores e saberes da região, uma vez que o vinho é também sinônimo de celebração. A seguir, destaco um pouco da história e dos rótulos de cinco vinícolas que aliam paixão e qualidade pela serra, em que todas acumulam apenas bons predicados:

https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/cnn-viagem-gastronomia/vinhos-da-mantiqueira-rotulos-da-serra-para-experimentar/