BACK
Conhecimento

Mudras não são apenas gestos. Você sabia?

----- O que são os mudras?


Mudrā (Sânscrito, मुद्रा, literalmente "selo"; 印相 inzō em Japonês) é um termo com diversos sentidos de acordo com uso; significando gesto no Yoga, budismo e, na dança indiana; ou posições usadas em algumas artes marciais; ou um dos cinco ingredientes do ritual "panca-tattva"; ou o brinco usado pela ordem kanphata.

----- Mudras no Yoga

Clique para continuar lendo

Os mudrás são um gestos simbólicos feito com as mãos, significando, literalmente, gesto, selo, senha ou chave. Provém da raiz mud, alegrar-se, gostar. Deve ser pronunciado sempre com o “a” tônico, e é palavra do gênero masculino (O mudrá). Eles são usados no Yoga (um dos seis pontos de vista do hinduísmo) para penetrar em determinados setores do inconsciente coletivo, conectando o praticante às origens de sua linhagem de Yoga. Em alguns livros, aparece traduzido como símbolo, mas tal tradução não é correta, uma vez que símbolo, em sânscrito, corresponde à palavra Yantra.

----- Mudras no Budismo

O mudra no budismo está sempre relacionado a um Mantra e uma Mandala. Juntos eles formam os três segredos do universo, pensamento, verbo e ação (jap. Sanmitsu).

Uma imagem clássica que vem à mente quando se pensa em meditação, é a de uma pessoa sentada na posição de lótus, com as mãos apoiadas nos joelhos e a ponta do polegar e indicador em contato. Esse gesto específico com as mãos é chamado de chin mudra. Cada mudra oferece efeitos benéficos específicos e a prática desses gestos tem sido usada há milhares de anos pelo yoga e pelo Ayurveda para curar inúmeros problemas de saúde.

De acordo com a ciência do yoga, os mudras funcionam estabelecendo uma conexão direta entre o corpo – annamaya kosha, a mente – manomaya kosha e o corpo energético – pranamaya kosha. Por outro lado, no ponto de vista científico, existem numerosas terminações nervosas nas mãos e os mudras agem influenciando os reflexos inconscientes e os comportamentos instintivos que são controlados por áreas primitivas do cérebro.

----- Os Mudras e os 5 elementos da Ayurveda

Os mudras estão relacionados aos cincos elementos da ayurveda, energias que possuem aspectos físicos e espirituais no corpo. Essas energias circulam através dos nadis, canais de energias que circulam dentro do corpo e tem os pontos finais nos dedos.

• O polegar representa o fogo, sol, energia pura

• O indicador simboliza o ar, energia em movimento.

• O dedo médio representa o éter, expansão e abertura.

• O dedo anelar está relacionado à terra, solidez e aterramento.

• O dedo mindinho representa a água, líquidos, as características de mobilidade e adaptabilidade.

Cada dedo portanto representa um ponto de conexão com um elemento específico.

---- Mudras e os chakras

Os chakras são centros de energia localizados ao longo da coluna que armazenam e distribuem energias, e estão ligados a áreas específicas do corpo. Os mudras têm a capacidade de influenciar a quantidade e qualidade, com que a energia dos chakras circulam no nosso ser. Além de equilibrar e alinhar os chakras.

---- Mudras e a respiração

O efeito de um mudra pode ser aprimorados através da respiração. Observe à sua postura enquanto pratica mudra, o corpo deve estar em uma posição simétrica, você deve manter os braços levemente afastados do corpo. Essa posição em si induz um senso de equilíbrio e harmonia interior, porque regula a atividade do sistema nervoso e das glândulas endócrinas. Então, antes de iniciar a prática, expire vigorosamente algumas vezes, dessa maneira você cria um espaço no corpo, eliminando as toxinas.

---- Hatha Yoga e Mudras

No Hatha Yoga clássico, existem 25 mudras e incluem mãos, olhos, posições corporais – asanas e fechamentos – bandhas. No Kundalini Yoga, os mudras das mãos são frequentemente usados ​​para intensificar os efeitos dos asanas.

Conheça a seguir três mudras usados freqüentemente por praticantes de ioga e veja como são feitos nas imagens deste artigo, lá em cima.

---- Anjali Mudra, Mudra da gratidão

Neste gesto as duas mãos estão unidas no nível do coração, trazendo o senso de reverência e a oração de união com o Divino. É usado para cumprimentar, junto com a palavra Namaste , mas também no início da Saudação ao Sol ou durante a execução de alguns asanas.

---- Chin Mudra, Mudra para Ansiedade

Nessa posição, a ponta do dedo indicador toca a ponta do polegar, as palmas das mãos ficam voltadas para cima. Nesse mudra pode-se perceber um aumento na concentração, elevação do humor, melhora no sono e, alívio de estresse e ansiedade.

---- Kali Mudra, Mudra da purificação

Todos os dedos das mãos estão entrelaçados, exceto os indicadores apontando para cima. A principal qualidade deste mudra é a purificação. É freqüentemente realizado durante a execução de asanas (por exemplo, em outra variante da posição da árvore ou em Virabhadrasana I, a posição do guerreiro ou em uma variante de Utkatasana , a posição da cadeira).

Os mudras não são simples gestos com as mãos, mas são práticas reais que servem para equilibrar um chakra, um elemento específico ou canalizar energia em uma área específica do corpo.

Fontes: Artigo compilado com informações de Wikipedia e de artigo publicado por YOGI em https://yogateria.com.br/yoga-mudra/

Fotos: Freepik

Tags: Mudra, #Yoga, budismo