BACK
Curiosidades

Diamante negro de 555,55 quilates que pode ter vindo do espaço será leiloado

Um diamante negro de 555,55 quilates que é de “fora desse mundo” foi revelado pela casa de leilão Sotheby’s de Dubai.

A joia rara, chamada pela Sotheby’s de “O Enigma”, pode ter vindo do espaço – tanto criado pelo impacto meteórico ou de um asteroide com diamantes na composição que colidiu com a Terra.

Um diamante negro natural facetado deste tamanho é uma “ocorrência extremamente rara”, de acordo com a casa de leilões, e espera-se que seja vendido por aproximadamente 5 milhões de libras esterlinas (cerca de 37 milhões de reais) quando for para o martelo em Londres em fevereiro, após ser exposto em Dubai e Los Angeles.

Click to continue reading

Diamantes negros, também conhecidos como diamantes carbonados, podem ter entre 2,6 e 3,8 bilhões de anos e possuem rastros de nitrogênio e hidrogênio – elementos encontrados no espaço interestelar. Eles também contêm osbornite, um mineral presente em meteoritos.

Nikita Binan, especialista em joias da Sotheby’s em Londres, chamou o diamante de um “verdadeiro fenômeno natural”.

“Sua venda representa uma oportunidade única na vida de adquirir uma das maravilhas mais raras, de bilhões de anos, conhecidas pela humanidade”, ela disse em nota à imprensa na segunda-feira (17).

O formato do diamante é inspirado pelo símbolo Hamsa, popular no Oriente Médio, um sinal de proteção, que significa “cinco” em árabe. O tema do número cinco está em toda a pedra, de acordo com a leiloeira. Além dos seus 555,55 quilates, ele também possui exatamente 55 facetas.

Diamantes negros facetados já foram vendidos no passado por preços que ultrapassavam as 10.000 libras (74.500 reais) por quilate, disse a Sotheby’s à CNN.

O diamante estará disponível para lances online entre os dias 3 e 9 de fevereiro, e a casa de leilões afirmou que aceitará criptomoedas como forma de pagamento.