BACK
Ciência & Tecnologia

Empresa de Elon Musk vai testar implantes cerebrais em humanos

A Neuralink, empresa de Elon Musk focada em implantes cerebrais, informou que recebeu o aval para começar os testes em humanos do Estados Unidos. A companhia divulgou a notícias por meio do Twitter.

De acordo com o texto, o aval foi concedido pela Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa nos EUA. Contudo, a empresa ainda não anunciou a data para o início dos testes e avisou que ainda não começou o recrutamento para os ensaios clínicos.

“Estamos entusiasmados em compartilhar que recebemos a aprovação do FDA para lançar nosso primeiro estudo clínico em humanos”, informa a publicação realizada na quinta-feira 25. “Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas.”

Click to continue reading

A companhia pretende usar os implantes cerebrais para ajudar humanos em tratamentos de saúde. A empresa pretende usar a tecnologia para ajudar pacientes com paralisia ou lesões cerebrais traumáticas a se comunicarem e controlarem um computador usando apenas seus pensamentos. Além disso, o empresário levantou a hipótese do uso do dispositivo para auxiliar a humanidade a acompanhar os avanços feitos pela inteligência artificial.

Dentro do prazo?

No fim de dezembro de 2022, Elon Musk anunciou que a Neuralink demoraria seis meses para iniciar os testes dos implantes cerebrais. “Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem, antes de colocar um dispositivo em um ser humano”, afirmou ele na época. “Mas acho que submetemos a maioria de nossa papelada ao FDA e achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink em um ser humano.”